Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

5 dicas para uma área de serviço prática e funcional

06.05.2021

Já reparou como a área de serviço é importante para a organização e manutenção da casa, mas facilmente esquecida na hora decorar?

 

É compreensível, pois é um espaço geralmente pequeno, frequentado apenas pelos moradores e voltado para atividades domésticas. Porém dar atenção especial a esse ambiente pode melhorar consideravelmente sua qualidade de vida dentro de casa.

 


Foto: Casttini

 

A área de serviço, ou lavanderia, ideal deve ser prática e funcional. Por isso é importante considerar fatores como as atividades que serão executadas, o tamanho do espaço e se ela é integrada a outros ambientes (como cozinha ou terraço). Com esses fatores em mente é possível mobiliar e decorar da maneira que melhor atender sua rotina.

 

Separamos algumas dicas pra ajudar você a contar com uma lavanderia perfeita, confira!

 

1.       . Invista em móveis práticos e funcionais

Imagem: Casttini

 


Armários multifuncionais com bom aproveitamento do espeço, onde é possível guardar diversos itens, são perfeitos para o ambiente. Especialmente quando planejados. Por serem personalizados para atender as necessidades da casa, pode-se adequar os espaços internos específicos como compartimentos alongados para guardar vassouras, por exemplo. É possível escolher acessórios especiais, como a tulha embutida. Detalhes que fazem toda a diferença pela praticidade e organização do ambiente.

 


Foto: Casttini

 

Para dar ainda mais funcionalidade à lavanderia, conte com uma bancada com armários e tanque embutido. Você ganhará mais espaço para guardar produtos e objetos, além de um apoio para separar e dobrar suas roupas.

 

 
Foto: Casttini

 

2.  Abuse dos espaços verticais

Aproveite o espaço vertical para fixar armários aéreos, nichos, prateleiras e, se o ambiente permitir, instalar um varal de teto. Ele certamente facilitará muito a secagem das roupas no local.

Os armários aéreos, facilitam a organização e são ideais para armazenamento de produtos químicos e objetos cortantes, fora do alcance de crianças e animais de estimação.

 

 
Foto: Pinterest

 

Nichos e prateleiras trazem praticidade, permitindo fácil acesso a objetos de uso rotineiro, que precisam estar sempre à mão. Também contribuem para a decoração, pois podem receber artigos decorativos e vasos de plantas. Já os Cabideiros deixam a lavanderia organizada e muito mais funcional.

 

 
Foto: Casttini

 

3. Escolha um varal que acompanhe sua rotina

Considere a quantidade de peças, a frequência de lavagem, a temperatura e a umidade da área de serviço para escolher o varal ideal.

 


Foto: Casttini

 

Se sua lavanderia recebe pouco sol, aposte em um varal maior, pois o tempo de secagem das peças será maior. Caso lave as roupas em pequenas quantidades, várias vezes por semana, e sua área de serviço tenha bastante incidência solar, um varal de chão menor será o suficiente. 

 

4. Aposte no verde

Qualquer ambiente merece receber um pouco de verde. As plantas trazem frescor e alegram a área de serviço. Invista em vasos suspensos e escolha plantas que se adaptem à incidência de luz que o ambiente recebe. Samambaias, peperômia e cactos e suculentas são alguns exemplos de plantas que você pode cultivar no local.

 


Foto: Viva Decora

 

5. Utilize caixas e cestos organizadores

Os cestos e caixas organizadoras são muito úteis e excelentes para manter tudo em ordem e evitar a bagunça na área de serviço. Utilize para guardar objetos pequenos, produtos e panos, e disponha os cestos e caixas nas prateleiras, nichos e armários. Uma dica para facilitar ainda mais seu o dia a dia, é nomear as caixas e separar os itens por categorias.

 


Foto:
Decor fácil

 

Que tal planejar a área de serviço ideal para a sua rotina?

Entre em contato e peça já seu orçamento.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO