Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Arquitetura: formas que falam

05.07.2022

No mês de julho, comemoramos o Dia Mundial da Arquitetura. Sabemos da importância e da criatividade exigida de um arquiteto, mas você sabe como a arquitetura influencia a sua vida?


Se for buscar no dicionário, a definição é a de que é uma “arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas, visando também a determinada intenção plástica.”


Observando bem, é uma excelente definição, mas podemos discorrer bem mais além disso.


A arquitetura conta uma história


Quando você vê uma foto ou ilustração do século XVI, o que deixa claro que aquilo retrata um período antigo? Mesmo que não haja pessoas na foto, ou que ela tenha sido recolorida e reconstruída com tecnologia para se parecer uma foto nova, você vai saber que aquele ambiente não é atual.


Templo Expiatório da Sagrada Família, projeto do renomado arquiteto catalão, Antoni Gaudí, deixa óbvia a época em que foi concebido, no Século XIX. Foto: weg.net


Além da importância na construção e melhor aproveitamento de espaço, a arquitetura conta a história de quando um prédio ou casa foi construído, pois além de ser influenciado pelas tendências da época, o material utilizado é aquele que estava disponível naquele momento.


Por exemplo, as famosas Pirâmides de Gizé demonstram o nível de tecnologia e aptidão dos engenheiros e arquitetos do Antigo Egito, ao mesmo tempo que nos mostra os materiais que o povo daquela época tinha para construir o monumento. Isso é profundo a ponto de sabermos como era a política, a sociedade e também o nível tecnológico de toda uma civilização em um só período. 


Mas afinal, arquitetura é decoração?


Algumas pessoas acabam confundindo projetos arquitetônicos com decoração de interiores. Isso pode ser explicado pelo fato de que quando um arquiteto pensa em um espaço, ele precisa ter em mente as atividades que ali serão realizadas. Um campo de futebol pode ser apenas um campo com arquibancadas ao redor, mas não quando você quer mostrar a imponência do esporte no seu país, unindo-a com a paixão da população por aquela atividade desportiva. 

Arena das Dunas, projeto realizado pelo escritório Populous. Foto: Azul Revista Digital.


O Arena das Dunas (Natal, Brasil) poderia cumprir seu papel apenas como um estádio, mas foi além e se transformou em uma ilustração das famosas dunas presentes na capital. Além disso, a estrutura foi pensada como um isolamento acústico, tendo também na parte superior tecnologia para captação de água das chuvas a ser utilizada nos banheiros e irrigação do campo. Além de, claro, se preocupar com a visão dos torcedores e do aspecto artístico exterior, com uma sensação incrível de movimento da torcida. 


Essa é a essência da arquitetura: unir o visual com a funcionalidade. Beleza para olhos que passam com rapidez, e utilidade para indivíduos que permanecem. 


Portanto, ela não é decoração de interiores, mas ela é feita pensando também em como o interior se comportará junto do exterior, e construirá um espaço hábil para a personalização. 


As pessoas são o foco


Existe uma discussão no meio artístico que menciona o fato de que a arte só existe quando há um telespectador. Se algo acontece sem ser visto, não foi arte, foi apenas um acontecimento perdido no esquecimento.


O Pavilhão de Barcelona — Mies van der Rohe (Espanha) foi desenhado especialmente para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929. Pode parecer simples à primeira vista, mas sua construção foi voltada para a experiência das pessoas ao observar as criações. Um exemplo do Movimento Moderno, em que será feito no local importa mais do que como ele aparenta.


A arquitetura considera as atividades humanas o seu foco primordial. Para que o espaço exista, deve existir o indivíduo que irá utilizá-lo. A função de uma construção ou monumento é agregar valor à vida das pessoas. A paisagem de uma cidade, inclusive, é pensada de uma forma muito mais complexa do que você pode imaginar. Nada é por acaso, um prédio não pode aparecer de qualquer maneira em meio a outros. É considerado como a sua vida e a forma que você enxerga o ambiente antes de tudo.

Trazendo a arquitetura para dentro de casa

Em homenagem às grandes cidades, sua arquitetura e a grandiosidade do que é estar dentro de um organismo em constante movimento, a Casttini lançou recentemente a Coleção Urbanidade.

Resultado da inspiração de centros urbanos, a coleção reflete o que a arquitetura valoriza e tenta sempre resgatar: a integração do indivíduo com o todo, a troca de experiências por meio de um ambiente compartilhado e as interações sociais.

Ambientes para ver e conviver é a essência da coleção.

Para conhecer mais detalhes sobre, visite o site. Nossos parabéns aos arquitetos e arquitetas que desenham as linhas do horizonte que nos inspira!


Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO