Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Espaço pequeno? Escolha as cores certas!

23.03.2017

Os imóveis pequenos são uma realidade, mesmo quem prefere algo mais amplo, dificilmente conseguem fugir desse tipo de moradia. Mas, uma casa ou apartamento com espaço reduzido pode e deve ser harmonioso e organizado, aliás, muitos itens de decoração podem ajudar, dando a ideia de que o local é maior. Um desses itens são as cores, por isso, elas devem ser escolhidas com cuidado, um cômodo por vez.
Confira algumas dicas essenciais e faça das cores as melhores amigas da sua pequena casa!

Escolha cores que iluminem!
Quanto mais escuro e pesado for um ambiente, mais forte vai ser a sensação de enclausuramento. Por isso, uma das regras básicas na hora de pintar um espaço pequeno é: use cores claras! Elas têm o poder de iluminar o local, deixando-o mais leve e consequentemente passando a ideia de amplitude.

Mesma cor
Usar a mesma cor em pisos, paredes e teto faz com que o ambiente pareça consideravelmente maior. Isso acontece, pois, a cor cria uma linearidade no lugar, deixando-o mais “esticado”.

Optou por cores escuras? Coloque-as no piso!
Se você quer ter uma paleta de cores mais sortida, opte por deixar os tons mais escuros no piso ou partes mais baixas, enquanto as claras mais perto do teto. Lembre-se que o ideal é que o esquema de cores termine sempre com o teto e as paredes em um tom mais claro e que os escuros fiquem nas partes mais baixas, isso porquê quando o piso é mais claro que o resto, a casa tende a parecer um caixote sem fundo!

A parede dos detalhes
Se você quer um espaço mais diferente e divertido, uma boa ideia é fazer detalhes horizontais com outras cores. Linhas, ou formas quando horizontais têm o poder de aprofundar o ambiente.

Quer cores escuras na parede? Pode, mas com cuidado!
Tenha cuidado no uso dos tons escuros nas paredes, eles podem ser usados, mas com cuidado! Nada de pintar um cômodo inteiro de azul marinho, por exemplo. Para que as cores escuras agreguem valor e ainda ampliem seus ambientes é ideal que apenas as paredes laterais sejam pintadas com elas, a do fundo deve continuar clara.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO