Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Ladrilho Hidráulico: como e onde usar

27.03.2019
O ladrilho hidráulico é um charme que perpassa gerações. As primeiras evidências desta peça de construção datam lá do século IV. Na modernidade, seu uso foi mais disseminado na Europa no início do século XIX, e chegou por aqui da metade para o final do mesmo século, principalmente devido à imigração de europeus para o Brasil. 

Bons exemplos de construções com ladrilho hidráulico são pisos de antigas igrejas, prédios históricos e antigos museus. Mas até mesmo na varanda da casa da vó é possível encontrá-lo. Se você ainda não sabia do que estávamos falando, com certeza com esse exemplo ficou mais fácil de lembrar! :)

Piso da Igreja Santo Antônio, em Bento Gonçalves

Terraço do Edifício Martinelli, um dos prédios mais antigos do Brasil, em São Paulo

Como é feito?
A produção do ladrilho hidráulico é feita de forma artesanal a partir de moldes, levando cerca de 30 dias para ficar pronto, o que dá um caráter bastante artístico aos acabamentos, que normalmente contêm desenhos e padrões cheios de detalhes (mas também existem os mais básicos). Usa apenas cimento e corantes e apresenta grande resistência e durabilidade, apesar de exigir uma boa limpeza, pois mancha facilmente devido ao seu aspecto poroso. As peças, normalmente quadrados de 20x20 cm, possuem de 1 a 2 cm de espessura.


Diferença do ladrilho para o azulejo:
O azulejo se tornou mais comum com o passar do tempo por ser mais versátil, podendo ser aplicado em locais que recebem mais umidade, já que ele é impermeável, enquanto o ladrilho é poroso. Por outro lado, o ladrilho não sofre dilatação, podendo ser aplicado sem a necessidade de rejunte. Na parte estética, o azulejo apresenta uma superfície brilhosa, e o ladrilho possui uma aparência opaca. 


Onde usar?
Hoje, o ladrilho hidráulico é utilizado mais como um adorno do que como um elemento básico da construção; ou seja, é usado em uma área delimitada do chão, em uma faixa na parede, ou revestindo algum móvel, como tampos de mesa. Ao usar os modelos mais clássicos, o ladrilho traz um ar rústico ao ambiente, propondo contrastes com os móveis mais modernos. Varanda, cozinha, banheiro são alguns dos exemplos onde os ladrilhos são muito usados, mas não limite sua imaginação na hora de inserir esse acabamento no seu ambiente.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO