Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Organizando a casa, organizando a vida

04.07.2022

Coleção Amazônia, por Casttini.


Horas ininterruptas de trabalho, pouco tempo para cuidar de si e menos ainda para cuidar do seu espaço. Essa é uma realidade de nível global, em uma era que temos que ser tudo o tempo todo, e ficamos geralmente frustrados por não alcançarmos nossas metas diárias. 


Com isso, gurus da organização como a escritora japonesa Marie Kondo, ganharam visibilidade e audiência em reality shows, mostrando formas de colocar em ordem seus objetos, livrar-se do excesso de coisas que não usa mais, e ter como resultado uma vida literalmente mais leve. 


Marie Kondo. Divulgação/Netflix.


Se os métodos funcionam de verdade ou não, o que sabemos é que manter o ambiente com menos coisas e mais funcionalidade é sempre uma boa ideia. Além disso, um local organizado é mais fácil de manter limpo.


A higiene mental


Estudos realizados na área da psicologia apontam que espaços desorganizados contribuem com o declínio da saúde mental. Por outro lado, o contrário faz com que o estado de espírito do indivíduo ganhe mais vida e disposição, o que impede ou melhora quadros de depressão, por exemplo. 


Dicas simples de organização


Para te ajudar, separamos aqui algumas formas de organizar a sua casa, para evitar grandes faxinas frequentes e acúmulo de sujeira:


Usou? Guarde!


O primeiro passo para arrumar a casa é… mantê-la arrumada. Gestos simples como colocar no lugar a que o objeto pertence pode evitar dores de cabeça futuras. Tenha um espaço para cada coisa, se necessário catalogue aonde vai cada objeto ou categoria de objetos na sua casa, para isso ser uma regra a ser levada a sério.


Crie uma rotina de descarte


A cada período pré-determinado, faça um descarte geral de coisas que não usa há um ano. Isso envolve tudo, desde eletrodomésticos até roupas. Você pode doar ou colocar em brechós, evitando um futuro acúmulo. 


Use nichos de armazenamento


Projeto Tutti Home para Casttini.


Nichos tornam a organização compulsória, separando cada objeto. Além disso, facilita na hora de achar o que procura. Evite caixas! Se você já tem prateleiras e nichos, as caixas só servem para esconder possíveis excessos e se tornarem um deles, inclusive.


Separe panelas por tamanho e utilidade


Showroom Casttini Caruaru. Foto: Helga Vieira Fotografia.


Além disso, realmente use seus armários. Louça solta pela cozinha dá a sensação de que a pia está cheia, mesmo que não tenha louça nela.


O closet


Coleção Amazônia por Casttini.

Já que você se livrou das roupas que não precisava, é hora de aproveitar todo o espaço do closet para todo seu vestuário, incluindo sapatos e acessórios. Isso dá a dimensão de todas as roupas que você possui, o que pode ajudar a driblar o consumismo exacerbado. 


Como guardar sapatos e bolsas?


Ambos devem ficar na vertical, de preferência com enchimentos para evitar que dobrem, no caso das botas e das bolsas.


Fios e carregadores


Invista em porta carregadores ou organizadores de fios. Caso tenha a possibilidade utilize gadgets bluetooth.


Um home theater de forma inteligente


Ambiente por Casttini.



O móvel serve de apoio para objetos de uso diário, como controles remotos, por exemplo. O importante é que o armário seja funcional a ponto de acomodar objetos indispensáveis que ocupam espaço. 


Tenha móveis planejados


Projeto Tuti Home para Casttini. Foto: Yuri Panichi.


A melhor opção para manter tudo no lugar, são os móveis feitos especialmente para seu ambiente e suas necessidades. O investimento vale a pena, afinal são móveis que podem durar décadas, além da facilidade diária e, principalmente, felicidade que eles podem promover a curto e longo prazo. 


A Casttini é uma empresa de móveis planejados que considera, antes de tudo, o seu bem-estar na própria casa. Por isso, é a escolha perfeita para quem está procurando um verdadeiro lar. Visite o site e faça seu orçamento!


Quais dessas dicas você já segue? Lembre-se: organização é uma tarefa constante, praticada de maneira gradual e diariamente para que não se torne um pesadelo ou algo exaustivo (ou os dois). 



Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO