Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Puxadores para móveis planejados: 5 fatores a considerar em sua escolha

18.03.2022

Função e beleza são boas razões para amar os puxadores. Eles ajudam a proteger o acabamento das portas, facilitam o manuseio diário dos armários e ressaltam o design escolhido para aquele ambiente.


Entretanto, puxadores estão disponíveis em uma infinidade de modelos. Então, como fazer uma seleção inteligente na hora de planejar seus móveis?



No conteúdo de hoje, nosso foco será mais voltado para a usabilidade dos puxadores, embora alguns aspectos visuais também sejam apontados.

Falaremos mais sobre estilos em posts futuros por aqui! Fique ligado.



Tipos de puxadores e como escolher


Antes de tudo, se você estiver reformando ou construindo, nossa primeira sugestão é deixar para escolher os puxadores por último. Após definir todo o design dos móveis, use estas dicas para orientá-lo em direção as melhores opções de acessórios.


Preparados? Então vamos às dicas.



1. Pergunte-se: seu ambiente é contemporâneo ou tradicional?


Se seu cômodo não se encaixa estritamente em nenhuma das categorias, considere para que lado você gostaria que o design se inclinasse, pois, os puxadores tem grande impacto no visual geral dos móveis.


Projeto: Debora Zanche | Foto: Debora Zandonai | Objetos decorativos: Orno



Evite um contraste muito grande de estilos, a não ser que seu objetivo seja realmente obter um visual incomum. Não se preocupe tanto em combinar os metais da cozinha com a cor e acabamento dos puxadores: concentre-se mais no estilo e formatos, em busca de uma coerência no resultado.



2. De que materiais seus móveis são feitos?


O material usado para as bancadas e armários afetará os puxadores que você pode escolher. Puxadores de madeira, por exemplo, não funcionam com materiais brilhantes ou de granito, mas cromo polido ou aço escovado podem complementá-los perfeitamente.


Projeto: Debora Zanche | Foto: Debora Zandonai | Objetos decorativos: Orno



3. Uso dos espaços e necessidades dos moradores


Uma das diretrizes do design de produto, principalmente quando falamos de itens do dia a dia, é a importância de adaptar o ambiente ao usuário, para que o usuário não precise se adaptar ao ambiente.


O mobiliário é feito para atender as suas necessidades e de sua família, não apenas com excelência, mas de forma imperceptível.



Puxadores com pega curta em gavetas muito grandes não oferecem o apoio necessário para abrir com apenas uma das mãos, independente da corrediça utilizada. Não será problema em portas com pouco uso, mas como em uma gaveta de talheres de uso diário, é preciso cuidado para que essa pega ofereça conforto de uso.


Além disso, não é raro que pessoas acabem raspando e arranhando a pele ao circular pelo cômodo onde há puxadores com pontas afiadas. Um transtorno, especialmente em casas com crianças pequenas e cheias de energia. Tome cuidado!



4. Você pode não querer puxador!


Embora exista o puxador do tipo perfilado, que interfere pouco no aspecto dos móveis, há soluções ainda mais minimalistas, como as cavas.

Aqui na Casttini, temos as portas Skavo, onde uma cava é usinada diretamente na porta, oferecendo apoio sem necessidade de adicionar puxadores.

O custo-benefício é excelente e o resultado é sofisticado e elegante.



Frente Skavi

Foto: Shutterstock


Há também sistemas de toque. Nestes modelos, pequenas estruturas internas são instaladas no móvel e permitem abrir e fechar através do toque com uma leve pressão. Por fora, nada se vê, sendo mais uma boa opção minimalista.



5. Pense no conforto


Mesmo se fizer sua compra online, busque lugares próximos onde você possa testar o puxador ou sistema de abertura escolhido. Lojas físicas ou alguém que possua tais modelos em seus móveis, em casa, e possa recebê-lo para um breve teste.


Tente encaixar suas mãos. Serve bem? Você sente segurança em usá-lo?

Aperta seus dedos, é afiado nas bordas? O ideal é conseguir acomodar quatro dedos confortavelmente.

Lembre-se também de que, em áreas de muito uso, o acabamento deve ser durável para não desgastar rapidamente. Além disso, as peças precisam ser bastante firmes, preferencialmente inteiriças, para que seus parafusos não se soltem e você acabe com o puxador solto nas mãos diante de uma gaveta fechada.




Elencamos aqui alguns dos aspectos que acreditamos ser mais impactantes na hora da escolha dos puxadores e, embora este seja um assunto capaz de render horas de conversa (além de longos posts) acreditamos que o principal está nesta pequena lista.


Não negligencie este aspecto do projeto, pois ele irá determinar se seus móveis o deixarão irritado no dia a dia ou se passarão despercebidos em seu uso, destacando-se apenas pelo seu design.


Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO