Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Terapia verde: as 5 melhores plantas purificadoras de ar, segundo o Feng Shui

31.03.2022

Plantas e Feng Shui são assuntos intimamente conectados. Esta filosofia chinesa, bastante difundida no ocidente, trabalha o equilíbrio de energia vital (Chi) e frequentemente busca nos elementos da natureza a intervenção necessária para enriquecer os ambientes.


Com base nas propriedades de cinco elementos (fogo, terra, metal, água e madeira), o Feng Shui identifica questões do espaço e como elas afetam o Chi — sendo as plantas fortes aliadas para transmutar energias.


Quando convidamos um pouco de natureza para os nossos ambientes, elevamos a atmosfera geral, adicionamos personalidade à decoração e obtemos significativa melhora na qualidade do ar que respiramos.


Ciência e terapia verde


Como seres humanos, evoluímos com a natureza e as plantas. Só muito recentemente passamos a viver em ambientes fechados, sem conexão com ar fresco. a mudança foi rápida demais e estudos científicos corroboram o que o Feng Shui aponta sobre os malefícios da falta de contato mínimo com o verde.


Em 1989, a NASA explorou e testou uma seleção de plantas comumente usadas no interior das residências americanas. O teste comprovou que de fato, elas purificam o ar, não somente pela conversão de gás carbônico em oxigênio, mas literalmente filtrando diversos elementos tóxicos presentes no ar, entre eles compostos de benzeno e amônia.



Quais plantas são benéficas segundo o Feng Shui?


Para nossa lista, selecionamos 5 plantas aprovadas pelo Feng Shui, que exijam poucos cuidados, sejam belas e fáceis de encontrar no Brasil.

Que tal inspirar-se e levar nova vida para sua casa?


1 - Jibóia (Epipremnum aureum)


Foto: Pinterest Viva Decora


É bem provável que você conheça esta planta. Com caules longos e pendentes, a Jiboia é fácil de cuidar e está em alta na decoração de interiores por sua versatilidade e beleza.


Suas folhas macias tem formato de coração e lindas manchas em diferentes tons de verde brilhante. No Feng Shui, plantas pendentes e abundantes como esta trazem a energia da madeira ao nível dos olhos.


Informações importantes: 

Incidência de luz: prefere luminosidade média a baixa, predominantemente indireta.


Frequência de rega: média a baixa. É indicado regar apenas quando a terra estiver totalmente seca na superfície.


Toxicidade para pets: média. Possui oxalato de cálcio que causa irritação nas mucosas e desconforto gástrico, se ingerida. Não costuma atrair o interesse dos pets, mas vale a pena mantê-las fora do alcance.


2 - Zamioculca


Foto: Pinterest Casa Vogue


Também conhecida como palmeira esmeralda ou planta da fortuna, a zamioculca possui galhos fortes com folhas grossas e cerosas. Esta planta consegue reter água em abundância, o que a torna perfeita para quem esquece de realizar as regas diariamente ou mesmo para quem costuma viajar com frequência.


Informações importantes:

Luz: média, indireta. Tolera pouca luz e pode ser cultivada em vasos médios a grandes em corredores, lavabos e outros locais com baixa iluminação.


Frequência de rega: baixa. Deixe a terra secar entre uma rega e outra.


Toxicidade para pets: média. As zamioculcas não costumam despertar o interesse dos pets, mas é importante mantê-las fora do alcance de cães e gatos Se ingeridas em quantidade, os efeitos podem culminar em fortes sintomas gastrointestinais.


03 - Clorofito (Chlorophytum comosum)


Foto: Cobasi


Também conhecida como gravatinha, esta é uma planta perene, com poucas exigências de cultivo ou manutenção. As folhas longas e finas, listradas de verde e branco são sua característica mais marcante.

Fáceis de cuidar, proliferam mudas em abundância. De acordo com antigos preceitos, esta característica nos lembra da importância de compartilhar e nos conectar com amigos e entes queridos através da generosidade.


Deste modo, o clorofito combina perfeitamente com o canto da Riqueza e Prosperidade (Xun) de sua casa.


Durante os meses de inverno, ela deve ser colocada em um lugar protegido, que seja luminoso, enquanto na primavera e outono é possível colocar a planta do lado de fora. Em áreas muito quentes ou durante o verão, é preferível proteger o clorofito da luz solar direta.


Informações importantes:

Incidência de luz: média a alta, indireta.


Frequência de regas: média. Mantenha o solo sempre úmido, mas sem regar demais.


Toxicidade para pets: não é tóxica. Fique tranquilo caso seu cão ou gato coma as folhas do clorofito.


04 - Costela de adão (monstera deliciosa)

Créditos: Letícia Almeida - O Abeto 


Tropical e deslumbrante, a Costela-de-adão funciona como uma verdadeira declaração de sucesso dentro de sua casa ou escritório, segundo o Feng Shui, é ótima para a área de Fama e Reconhecimento (Li) dos ambientes.


Seu tom verde-escuro profundo representa o elemento da madeira que atua “alimentando o fogo”, promovendo realizações. Admirada por sua beleza e exuberância, é presença confirmada na lista de desejados daqueles que amam plantas para se ter em casa.


Informações importantes:

Incidência de luz: média a alta, indireta. Prefira posicioná-la ao lado de janelas ou em varandas onde o sol não bata diretamente sobre as folhas.


Frequência de rega: média. Mantenha o solo sempre úmido e plante-as em um vaso forrado com cascalho, para garantir boa drenagem.


Toxicidade para pets: média a alta. Por segurança, mantenha-a fora do alcance de seus pets.


05 - Lírio da paz (Spathiphyllum)


Foto: White Flowers Farm


O lírio da paz é uma ótima planta para iniciantes. O apelido se deve a sua flor que se assemelha a flor do lírio, embora não tenha perfume. O nome em si, tem uma boa energia, quem não quer um pouco de paz em suas vidas? As delicadas folhas verdes invocam o elemento de madeira, que convida ao crescimento quando colocado como um ajuste do feng shui em qualquer uma das áreas do baguá.


Informações importantes:

Incidência de luz: moderada, indireta. Se perceber aumento de folhas amareladas, busque um local mais iluminado para alocar o vaso.


Frequência de rega: média. Mantenha a terra sempre úmida, mas sem acumular. Prefira água filtrada, pois esta planta sofre bastante com o cloro.


Toxicidade para pets: média a alta. Não deixe ao alcance dos animais de estimação.



Várias correntes de pensamentos e ramos oriundos da filosofia Feng Shui podem ter definições diferentes, mas tudo visa a paz e a harmonia entre as pessoas que frequentam o local, bem como estimulam o crescimento e sucesso de cada um.


O mais importante é que você possa viver pequenos momentos de terapia verde em casa e sinta os benefícios que este toque de natureza proporciona.


Até o próximo post!


Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO