Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Tons escuros na decoração: ideias e dicas

27.01.2022

Que tal uma cozinha em um estilo mais industrial com tons escuros? Ou uma sala de estar que convide ao descanso através de nuances em preto ou cinza? 


Paletas de cores escuras são extremamente versáteis. Marca registrada da elegância, suas variações carregam o potencial de comunicar uma ampla gama de sensações: desde aconchego e acolhimento, passando por introspecção, até uma vibe mais intimista.


No post de hoje, trouxemos alguns insights sobre como acertar em cheio ao escolher cores escuras no design de interiores, inspirados no projeto da designer da Casttini Bento Gonçalves, RS, Débora Zanchett, com móveis planejados Casttini.



Cozinha escura com móveis planejados


Neste apartamento, a predominância foi uma paleta escura nada convencional. Combinada ao padrão Casttini Metalic em parte do mobiliário, o resultado foi um visual contemporâneo e despojado em um estilo industrial elegante.


No ambiente incrível a seguir, podemos entender por que tons escuros na decoração despertam cada vez mais interesse! 



Créditos Foto: Débora Zandonai | Projeto Débora Zanchett – Casttini Bento Gonçalves (RS) | Decoração Orno

Frentes em MDF na cor Mettalic, Casttini


Materiais naturais, design minimalista e acabamentos acetinados ou foscos emprestam ao ambiente um toque despojado, quebrando a austeridade e induzindo à elegância e sofisticação. 



Créditos Foto: Débora Zandonai | Projeto Débora Zanchett - Casttini Bento Gonçalves (RS) | Decoração Orno

Frentes em MDF na cor Metallic, Casttini



Créditos Foto: Débora Zandonai | Projeto Débora Zanchett - Casttini Bento Gonçalves (RS) | Decoração Orno


A mensagem por aqui é: “Fique à vontade”.


O segredo para utilizar cores escuras com inteligência é estar atento aos demais elementos do cômodo.

Para quebrar a seriedade, lance mão de itens decorativos que fujam do óbvio! Sabe aquele adorno que você comprou em uma viagem e é super diferente? É provável que o objeto empreste um toque divertido ao ambiente, com quê de curiosidade, estimulando os olhos a passearem pelo cômodo em busca de mais.


Caso prefira um estilo voltado ao clássico, aposte em louças brancas. Algumas peças podem ficar expostas em prateleiras, ao alcance da mão e atribuindo charme ao ambiente.



Créditos Foto: Débora Zandonai | Projeto Débora Zanchett - Casttini Bento Gonçalves (RS) | Decoração Orno



Explore as possibilidades da decoração escura

O receio em deixar os ambientes escuros demais é compreensível, mas pode ser evitado: o segredo é olhar para o piso e as paredes.


Os revestimentos do próprio cômodo costumam impactar mais nesta percepção do que o mobiliário - mesmo que este seja planejado e se faça presente em grande parte do cômodo.



Existem diversas maneiras de criar um design interessante, mas de forma geral, quanto mais escuros forem os revestimentos do cômodo, mais arriscado será utilizar mobiliário escuro.



Vale lembrar: certifique-se de que o ambiente em questão possua boa iluminação natural principalmente quando se trata de um cômodo “de serviço” como a cozinha ou lavanderia. Estes são os locais onde uma boa iluminação é necessária. 



Créditos Foto: Débora Zandonai | Projeto Débora Zanchett - Casttini Bento Gonçalves (RS) | Decoração Orno


Já padrões escuros com acabamentos brilhantes ou reflexivos, combinados a elementos que remetem a jóias, como alguns modelos de puxador, reforçam sensualidade e poder. Iluminação indireta também irá contribuir para criar um clima mais íntimo e reservado.


Dica extra: Texturas animal print contribuem para este estilo de decoração! Use em revestimentos de estofados ou nos têxteis da cozinha como sousplat e guardanapos ou mesmo nos tapetes.



Créditos Foto: Débora Zandonai | Projeto Débora Zanchett | Decoração Orno

Detalhe do banheiro com bancada em granito preto, além de metais e acessórios em preto fosco e bambu.


Abrir a casa para tons de preto é uma tendência que pode ser aconchegante ou forte, mas sempre sofisticada. Se este é o seu desejo, faça acontecer!


E se quiser nossa ajuda para entrar nessa tendência com tudo, solicite um orçamento de móveis planejados conosco clicando aqui.


Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO