Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

4 motivos para ter uma ilha de cozinha

24.03.2022

As ilhas de cozinha são desejadas por grande parte daqueles que estão construindo ou reformando seu lar. Por isso, decidimos elencar neste post 4 principais razões pelas quais, vale a pena ter uma ilha de cozinha.


 

Foto: Casttini Fortaleza


Ilha de cozinha: o que é e como escolher


Uma ilha de cozinha é uma peça de mobiliário independente mais comumente posicionada no meio do cômodo. As ilhas são versáteis e acomodam diversos itens, tais como: gavetas de talheres, áreas de armazenamento de louças, eletrodomésticos embutidos, bancada de lanches rápidos e muito mais.


Projeto: Casttini Caruaru | Foto: Helga Vieira Fotografia


Qual é a diferença entre uma ilha de cozinha e uma península?


A ilha de cozinha é autônoma, ou seja, separada do restante da cozinha, enquanto a península é conectada ao mobiliário, geralmente resultando em um layout em forma de U.


Em resumo, as penínsulas são frequentemente usadas como divisores entre a cozinha e a sala adjacente, estando sempre ligadas a armários ou a uma parede. 


Projeto: Carolina Brandalise | Fotos Débora Zandonai


As ilhas de cozinha têm uma variedade de usos, incluindo: fornecer assentos adicionais para entreter os convidados, uma área de jantar mais descontraída, um local para preparar alimentos e até mesmo ter eletrodomésticos integrados, como um fogão para cozinhar.


Então, quais são as vantagens de ter uma ilha de cozinha?



1. Mais espaço para embutir


Optar por uma ilha de cozinha permite melhorar a funcionalidade do cômodo. Você pode ter gás, eletricidade e encanamento ligados a ela, tornando as possibilidades infinitas. Você ficaria surpreso com o que pode encontrar embaixo da bancada de uma ilha de cozinha! 



2. Mais espaço de bancada


Seja qual for o tamanho da cozinha, muitas vezes é difícil encontrar espaço no balcão quando se precisa dele. Essa é uma das grandes vantagens de ter uma ilha de cozinha, pois há mais superfície para trabalho, de modo que mais pessoas podem ajudar nas tarefas simultaneamente, sem que ninguém se sinta apertado.


Projeto: Villa Bella Colinas, parceira Casttini


A bancada da ilha de cozinha também pode ser facilmente convertida em um lugar para servir as refeições.



3. Mais área de armazenamento


Uma das principais razões pelas quais as pessoas optam por ter uma ilha de cozinha é a maior quantidade de opções de armazenamento extra que oferecem. Você pode facilmente adicionar mais espaço no armário sob o balcão para gavetas e prateleiras, lixeiras de material orgânico e reciclável, entre outros.


Além disso, as ilhas de cozinha são um ótimo lugar para armazenar qualquer coisa que você precise ter à mão enquanto prepara suas refeições.


Projeto: Casttini Bento Gonçalves | Foto: Ezequiele Panizzi


4. Um local para acolher e compartilhar


Outra vantagem da ilha é que ela cria um lugar acolhedor para as pessoas se sentarem enquanto a comida está sendo preparada. Fica fácil reunir os convidados para uma conversa à espera do almoço ou jantar considerando o formato da ilha que permite proximidade.



Em ambientes menores, ter uma bancada de refeições em sua ilha de cozinha pode ajudar a otimizar o espaço, podendo até mesmo dispensar a mesa de jantar tradicional. 


Ao planejar seus móveis, considere uma ilha de cozinha. São diversas as vantagens deste design de mobiliário, e vale a pena investir na ideia, principalmente se este é o cômodo onde as pessoas costumam se reunir quando a casa está cheia!

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO