Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

5 Tendências de Decoração para 2023 e os Especialistas por Trás Delas

29.08.2023

Olá, entusiastas da arquitetura e do design! Preparamos uma seleção das cinco principais tendências de decoração que são apostas para 2023. Seja você um profissional da área ou alguém que simplesmente ama um espaço bem planejado, este artigo irá inspirar você.


Confira as tendências!

Cadastre-se para receber todas
as novidades sobre decoração
e lançamentos Casttini


Biophilic Design: Como já ressaltado por Oliver Heath, especialista em design centrado no ser humano, a nossa ligação com a natureza é mais importante do que nunca. O design biofílico, que incorpora elementos naturais nos interiores, se tornou uma tendência inegável em 2023. De paredes vivas a acessórios orgânicos, essa tendência cria um ambiente mais saudável e harmonioso, reduzindo o estresse e aumentando nosso bem-estar.


Os escritórios são ainda mais beneficiados com essa linha de design, já que é onde passamos a maior parte do nosso dia e principalmente após um longo período de home office. Projeto: Studio Costa Azevedo. Foto: Flavia Matos / Vian Studio

Oliver Heath - Foto: Divulgação


Japandi: A fusão do design escandinavo com a estética japonesa, conhecida como Japandi, é uma das principais tendências deste ano. Como ressalta Christiane Lemieux em seu livro "The New Elegance", a mistura da simplicidade escandinava com a elegância oriental resulta em espaços de serenidade e funcionalidade, com um equilíbrio preciso entre minimalismo e conforto.


Projeto Villa Di Tondo / Arquiteta: Caroline Brandalise / Foto: Debora Zandonai


Christiane Lemieux - Foto: Divulgação


Cores orgânicas e naturais: Seguindo a filosofia do design biofílico, as cores inspiradas na natureza estão em alta. Tons terrosos, verdes profundos e azuis suaves dominam os espaços, trazendo uma sensação de calma e equilíbrio. A influente designer de interiores Kelly Wearstler reforça a importância da paleta de cores naturais em seus projetos, por sua capacidade de promover um ambiente mais acolhedor.


Coleção Amazônia por Casttini.


Kelly Wearstler - Foto digs.net


Iluminação versátil e adaptável: A iluminação passa de um componente funcional para um elemento de design de interiores em 2023. Como o designer de iluminação Ingo Maurer frequentemente destacava, a iluminação pode transformar completamente um espaço. Tecnologias inteligentes e sistemas de iluminação modulares oferecem maior personalização, permitindo ajustar a atmosfera de um ambiente conforme as necessidades.


Investir em pontos de luz e formatos 

diferentes de iluminação também é essencial.

Arquiteta: Beatriz Ribeiro / Foto: Gustavo Bresciani / Execução: Casttini Recreio


Ingo Maurer (1932-2019)

Foto: New York Times


Materiais sustentáveis e eco-friendly: A sustentabilidade continua a ser uma tendência essencial em 2023. Marcas e designers, como a renomada Patricia Urquiola, estão optando cada vez mais por materiais reciclados, reutilizados ou de fontes sustentáveis, mostrando que é possível criar espaços elegantes enquanto se reduz o impacto ambiental.


A Casttini trabalha apenas com parceiros que têm como princípio a sustentabilidade e impacto mínimo no meio ambiente. 


Patricia Urquiola - Foto: divulgação


Leia também: A Casttini e a Responsabilidade Ambiental na Criação de Móveis Planejados


Estas tendências de decoração para 2023 refletem nossa crescente consciência ambiental e a necessidade de espaços que promovam bem-estar. Ao integrar essas tendências em seus projetos, você estará criando espaços mais harmoniosos, sustentáveis e adaptados ao ritmo de vida moderno.


Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter deixando o seu e-mail no rodapé do site, e receba mensalmente as novidades e ideias para ambientes incríveis!

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO