Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

7 dicas para decorar o home office de maneira agradável e produtiva

06.09.2017
Home office nada mais é do que um escritório em casa. E, cada vez mais, esse estilo de trabalho faz parte da realidade de profissionais em diversos ramos. No entanto, é necessário que a decoração do cômodo esteja a favor da produtividade e conforto, para que o trabalho não seja prejudicado por possíveis distrações. Confira as dicas abaixo:

#1: Organização 
Ambiente organizado = ideias organizadas. 
Você provavelmente terá muitos objetos no seu home office, por isso, prefira móveis com compartimentos, gavetas e prateleiras. Isso o ajudará a guardar o que não é usado com tanta frequência e deixar exposto somente os materiais de uso diário, para que o ambiente não fique visualmente poluído. 
Evite o acúmulo de papeis e invista em canaletas para organizar os cabos dos seus equipamentos eletrônicos. 
Deixe sempre à mão: telefone, agenda ou caderno de anotações, kit de canetas, clips e blocos de papel. Dica: organize esses 3 últimos em uma bandeja.

#2: Limpeza
Não é porquê o home office é um cômodo separado do restante da casa, em termos de utilização e funcionalidade, que você deve deixá-lo de fora da rotina de limpeza. Ainda mais se você recebe clientes ou realiza reuniões neste espaço. Mantenha hábitos de organização diários e dedique pelo menos um dia da semana para uma limpeza geral.
Dica: insira um aromatizador no ambiente e procure abrir as janelas também aos finais de semana, pelo menos 15 minutos ao dia, para que não se concentrem odores desagradáveis.

#3: Disposição do espaço
A localização dos móveis também é muito importante. Instale a escrivaninha em que você irá trabalhar próximo a uma janela para aproveitar a luminosidade natural. 
Se você recebe clientes no seu trabalho, disponha poltronas em frente à sua mesa. Nesse caso, também é interessante que a posição da sua cadeira seja voltada para a porta, facilitando observar quem entra.

#4: Conforto e ergonomia
É muito provável que você passe várias horas do seu dia no home office. Por isso, escolha adequadamente os utensílios que vão pertencer ao local. Sua cadeira deve ser do tipo propício ao uso para trabalho ou estudo, permitindo que os pés encostem o chão e as costas se moldem ao encosto.
A altura da escrivaninha deve possibilitar que os braços sejam apoiados confortavelmente para escrever ou utilizar o computador. 
Regule o monitor para que esteja à altura dos seus olhos quando você estiver sentado.

#5: Iluminação
Mesmo que o espaço seja naturalmente bem iluminado, invista em boas luzes para o seu home office, pois, assim, você poderá trabalhar tranquilamente no período da noite. 
Além de uma luz central, instale luzes sobre a escrivaninha para iluminar pontualmente o local, ou faça uso de uma luminária mais potente (que pode servir como um ótimo utensílio de decoração). 
Lembre-se de que a luz branca estimula o raciocínio, enquanto a mais amarelada traz sensação de conforto. Uma boa dica é fazer uma mescla entre as duas.  

#6: Estilo
Além de funcional, o home office também precisa marcar o seu estilo. Use as cores que você mais gosta a favor da sua produtividade. Cores alegres servem como estímulo, mas cuidado com os exageros para não carregar o ambiente. 
Instale um mural na parede próxima à sua mesa para colocar metas, fixar compromissos importantes e, de quebra, inserir frases de incentivo ou fotos que inspiram você. 

#7: Natureza
A natureza pode proporcionar aconchego ao seu home office. Uma planta no local pode trazer muita vitalidade e ajuda a purificar o ar. Nesse caso, tanto uma folhagem no chão como um vasinho de flor sobre uma mesa ou prateleira já cumprem bem a tarefa.

Por fim, se você está iniciando agora no estilo home office, comece aos poucos e invista em uma coisa de cada vez. Você verá que não há nada melhor do que observar seu escritório crescer junto com o seu trabalho.

Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar!

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO