Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

A evolução da arquitetura ao longo dos anos

15.03.2023

A evolução da arquitetura é um tema fascinante que nos permite entender como a humanidade desenvolveu diferentes estilos e técnicas ao longo do tempo. Neste texto, apresentaremos uma linha do tempo sobre a evolução do conceito arquitetônico, desde as construções pré-históricas até os dias atuais.


Pré-História

As primeiras construções humanas eram simples abrigos feitos de materiais encontrados na natureza, como pedras e galhos. Estes abrigos eram construídos para proteger os seres humanos de intempéries climáticas e animais selvagens. As primeiras construções permanentes surgiram durante o período Neolítico, com a construção de vilas e cidades.


Vila remanescente do Período Neolítico, quando o desenvolvimento da agricultura possibilitou que os hominídeos morassem em um só local.

Foto: Brasil Escola.


Arquitetura Egípcia

A arquitetura egípcia é caracterizada pela grandiosidade das construções, como as pirâmides e templos. Estas construções eram feitas de pedras, com enormes colunas e esculturas que representavam os deuses egípcios. A geometria era muito importante na arquitetura egípcia, que utilizava proporções harmônicas para criar edifícios simétricos e equilibrados.


As Pirâmides são um marco da arquitetura egípcia, e seu método de construção ainda é um mistério, com apenas algumas suposições. 
Foto: Murat Şahin.


Uma das teorias para haverem tantas construções em forma de pirâmides espalhadas pelo mundo, é a de que a forma triangular é a mais estável e menos difícil de ser erguida, suportando mais as intempéries do tempo.


Arquitetura Grega

A arquitetura grega é famosa pela elegância e simplicidade das construções. Os templos gregos eram construídos com pedras cortadas em formas precisas, como o famoso Parthenon em Atenas. A simetria e a proporção eram fundamentais na arquitetura grega, que também se destacava pelo uso de colunas e entalhes decorativos.


O Parthenon, Atenas, Grécia.
Foto: Pixabay.


A influência da arquitetura grega ainda pode ser vista em inspirações modernas, principalmente na decoração de interiores. A Casttini lançou recentemente um padrão inspirado nas grandes cidades gregas: Pólis. Ele faz parte da nova coleção Urbanidade.

Cadastre-se para receber todas
as novidades sobre decoração
e lançamentos Casttini


O padrão Pólis é extremamente versátil, se adapta a diversos estilos e propostas de ambientes.



Arquitetura Romana

A arquitetura romana foi influenciada pela arquitetura grega, mas também desenvolveu suas próprias características. Os romanos construíram grandes edifícios públicos, como fóruns e aquedutos, utilizando técnicas avançadas de engenharia, como a abóbada e o arco. A arquitetura romana também se destacava pela utilização de materiais como o mármore e o tijolo. Algumas casas possuíam, inclusive, sistema de aquecimento, enquanto os aquedutos disponibilizavam água corrente.


O Coliseu, símbolo da arquitetura e do poder do antigo Império Romano.

Foto: Chait Goli.


Arquitetura Gótica

A arquitetura gótica surgiu na Europa Ocidental no século XII e é caracterizada pelo uso de arcos ogivais, abóbadas de nervuras e vitrais coloridos. As igrejas góticas são famosas pela altura e leveza das estruturas, com enormes janelas que permitem a entrada de luz natural.


Catedral Duomo, Milão.

Foto: Jo Kassis.


Como nesse período a cultura era voltada para o teocentrismo — Deus no centro de tudo — as construções transmitiam uma ideia de elevação aos céus, apontando para o Todo Poderoso. Por causa disso, as plantas também costumavam ter formato de cruz.

Arquitetura Renascentista

A arquitetura renascentista surgiu na Itália no século XV e se espalhou pela Europa. Este estilo é caracterizado pela utilização de elementos clássicos, como as colunas e arcos romanos, mas também pela inovação na geometria e proporção. Os palácios renascentistas são famosos pela simetria e equilíbrio das fachadas.

Tempietto, Antiga Colina de Roma, Itália. Foto: Danilo Vinci.


O Renascimento, em contraste com o Período Gótico, apresentou uma visão mais terrena e voltada para os ideais iluministas. Consequentemente, houve uma mudança de foco do plano espiritual para a filosofia. Essa mudança de paradigma é evidente nas construções, que passaram a enfatizar a relação do homem com o mundo ao seu redor, em vez de se concentrar no divino e celestial. Como resultado, as edificações renascentistas foram projetadas de maneira a aproximar-se da realidade cotidiana, valorizando a estética e a funcionalidade terrena.


Arquitetura Barroca

A arquitetura barroca surgiu na Europa no século XVII e se caracteriza pelo uso de ornamentos decorativos e esculturas. As igrejas barrocas são famosas pelas fachadas decoradas e pelo uso do trompe l'oeil, uma técnica que cria ilusões de ótica para aumentar a profundidade e a percepção de espaço.


Basílica de São Pedro, Vaticano.

Foto: Oshko Rush.


Uma das construções mais famosas do período Barroco é a Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano, em Roma, na Itália. Projetada por vários arquitetos, incluindo Gian Lorenzo Bernini e Michelangelo, a Basílica de São Pedro é um exemplo notável da grandiosidade, ostentação e ornamentação típicas do Barroco, com uma fachada elaborada, colunas salomônicas, esculturas, pinturas e afrescos. A construção da basílica começou em 1506, sendo concluída em 1626, e é considerada uma das obras mais importantes e influentes do período Barroco.


Arquitetura Neoclássica

A arquitetura neoclássica surgiu no final do século XVIII e é caracterizada pela retomada de elementos clássicos da arquitetura greco-romana. Este estilo é conhecido pela sua elegância e simplicidade, com edifícios imponentes e fachadas simétricas.


Panthéon, Paris.

Foto: Wikipédia


Um exemplo notável de arquitetura neoclássica é o Panteão, localizado em Paris, na França. O edifício foi originalmente construído em 1758 como uma igreja dedicada a Santa Genoveva, mas foi transformado em um mausoléu nacional durante a Revolução Francesa. O arquiteto francês Jacques-Germain Soufflot projetou o edifício no estilo neoclássico, inspirando-se em modelos clássicos da Grécia e de Roma. A fachada apresenta um grande frontão triangular com colunas coríntias e um pórtico com 22 colunas, enquanto o interior é dominado por uma cúpula impressionante e um alto relevo representando a glória da Revolução Francesa. 


Arquitetura Art Nouveau

A arquitetura Art Nouveau surgiu no final do século XIX e início do século XX e é caracterizada pela sua ornamentação curvilínea e orgânica.

Cadastre-se para receber todas
as novidades sobre decoração
e lançamentos Casttini

Este estilo se destacou pela utilização de materiais modernos, como o ferro e o vidro, e pela valorização da arte e do artesanato.


Casa Batlló, Barcelona, Espanha.

Foto: Omer Dahoush.


Projetada pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí, a casa foi construída entre 1904 e 1906 para o rico empresário Josep Batlló.


A Casa Batlló apresenta uma fachada impressionante e orgânica, com uma grande quantidade de detalhes em cerâmica colorida, ferro forjado e vidro. O telhado ondulado lembra as escamas de um dragão, enquanto as varandas em forma de máscaras são inspiradas em seres mitológicos. O interior da casa é tão impressionante quanto a fachada, com uma série de quartos decorados com cerâmica, mosaicos, vitrais e madeira esculpida, tudo criando um ambiente encantador e mágico.


A Casa Batlló é um dos exemplos mais famosos e icônicos da Arquitetura Art Nouveau, com sua estética curva e decorativa que busca romper com as formas rígidas e lineares da arquitetura tradicional. 


Arquitetura Moderna

A arquitetura moderna surgiu no início do século XX e se caracteriza pela utilização de materiais como o concreto e o aço, bem como pela ênfase na funcionalidade e simplicidade das formas. Os edifícios modernos são conhecidos pela sua estética minimalista e pela utilização de linhas retas e formas geométricas.


Edifício Seagram, Nova York.

Foto: Wikipedia.


Projetado pelos arquitetos Ludwig Mies van der Rohe e Philip Johnson, o edifício foi construído entre 1954 e 1958 como a sede da destilaria Seagram Company Ltd., e se tornou um dos marcos mais importantes da arquitetura moderna nos Estados Unidos.


O Edifício Seagram é caracterizado por sua simplicidade e elegância, com uma estrutura em aço e vidro que enfatiza a transparência e a leveza. A fachada é composta por grandes painéis de vidro que envolvem todo o edifício, proporcionando vistas panorâmicas da cidade e muita iluminação natural. O interior apresenta um grande átrio central com uma fonte d'água e uma escadaria, além de espaços de escritório e áreas comuns.


Ainda é um grande exemplo de arquitetura moderna mesmo após 60 anos da sua construção.


Arquitetura Contemporânea

A arquitetura contemporânea é marcada pela diversidade de estilos e técnicas, refletindo as diferentes influências culturais e tecnológicas do mundo atual. Este estilo se destaca pela utilização de materiais sustentáveis e pela preocupação com a eficiência energética dos edifícios.


Museu Guggenheim Bilbao, Bilbao, Espanha.

Foto: David Vives.


Projetado pelo renomado arquiteto canadense Frank Gehry e inaugurado em 1997, o edifício é caracterizado por suas formas curvilíneas e irregulares, criando uma estética única e chamativa. Ele é coberto por placas de titânio que refletem a luz de maneira fascinante, além de uma grande escultura em forma de cachorro de Jeff Koons em frente ao museu. O interior apresenta um grande átrio central, galerias de exposições e espaços para eventos, além de um terraço que oferece vistas panorâmicas do rio e da cidade.


O Museu Guggenheim Bilbao é considerado um dos exemplos mais importantes da arquitetura contemporânea devido à sua abordagem inovadora que cria um diálogo entre a arquitetura e a arte. 


A arquitetura é um reflexo da nossa história


A evolução da arquitetura ao longo do tempo demonstra como a humanidade evoluiu em termos de técnicas construtivas, materiais utilizados e estética. Cada estilo arquitetônico representa uma época e um contexto histórico específico, refletindo as necessidades e desejos das sociedades daquele momento. O conhecimento da evolução da arquitetura é importante para entendermos como ela se relaciona com a cultura e a história, bem como para valorizarmos a diversidade e a criatividade na construção de edifícios.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO