Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Amadeirados: aprenda a combinar

19.08.2022

O amadeirado é, de longe, um dos padrões mais utilizados. Com várias texturas, desenhos e tonalidades, ele nunca deixa de ser destaque em qualquer coleção. Mas como podemos explicar o seu sucesso?


Casas de madeira: uma história da evolução humana


Quando pensamos em antiguidade, somos transportados para grandes construções históricas feitas de pedra e materiais semelhantes. Alguns exemplares ainda perduram, o que nos faz pensar, dada a sua durabilidade e aparente segurança, como e quando a raça humana começou a produzir moradas de madeira, um material que em um primeiro momento se demonstra mais frágil e mais suscetível a intempéries. 


Primeiramente, devemos considerar que entre pedras e madeira, o segundo material ganha no quesito logística, sendo necessária menos mão-de-obra. 


Os primeiros registros de uso técnico da madeira vêm da China, com mais de 1000 anos. Após isso, japoneses aperfeiçoaram os detalhes, e em seguida o costume se espalhou para a Europa. Porém, com o surgimento das vigas de aço e do concreto, e logo depois a questão ambiental, o uso da madeira entrou em declínio, estando presente nas memórias bucólicas e trazendo facilmente ares vintage para a decoração.


Uma coleção que veio para resgatar as raízes urbanas


Tendo boa parte das construções feitas de madeira substituídas por prédios modernos, a cidade mudou a sua aparência no horizonte diversas vezes. Mas a memória de uma civilização e da sua cultura é muito forte, o que torna padrões amadeirados ainda tão bem quistos.


Por isso, a coleção Urbanidade, lançamento Casttini, traz diversos padrões que ampliam um leque de possibilidades em decorações modernas que buscam seguir um conceito boho ou nostálgico.



Aqui, o padrão Pau Ferro traz a perfeita atmosfera noturna, elegante e nova yorkina para a cozinha, complementando-se com o escuro misterioso do Mávro. É fácil visualizar uma cena clássica de um filme dos anos 80 ou 90 se desenrolando neste ambiente, com toda a elegância que o luxo de um padrão amadeirado pode trazer. 



O padrão Pólis remete às antigas metrópoles gregas que inspiraram filósofos e matemáticos. Tão delicado e elegante quanto o próprio Olimpo seria! 

Sua união com o padrão Itapuã, trazido de fora da coleção Urbanidade, une os dois lados requintados das construções antigas em um ambiente acolhedor. 



Retornamos com os ares vintage neste conceito em que o padrão Pau Ferro Cristallo, complementado pelo Argel - vindo também de fora da coleção Urbanidade - montam uma atmosfera noturna e envolvente, lembrando as mansões de celebridades icônicas em que aconteciam festas intermináveis. Uma união de muito bom gosto, tendo o padrão reluzente do Pau Ferro Cristallo como uma forma de refletir a iluminação e promover um ambiente ainda mais deslumbrante.


As combinações são infinitas, o que só prova que os padrões amadeirados estão muito longe de perderem seu espaço (se é que um dia perderão).

Para inspirar-se ainda mais, conheça a coleção Urbanidade e todos os seus padrões clicando aqui


Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO