Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

As cores do ano de 2023 foram escolhidas

20.01.2023

Todos os anos, a indústria do design, moda e criação no geral prende a respiração para a grande revelação das cores que influenciarão o próximo ano. Cada uma dessas cores são escolhidas pela Pantone e pelo Instituto Coloro + WGSN, e não são uma forma de ditar as cores que devem ser usadas, mas sim apontar o que as tendências já estão demonstrando.


A escolha da Pantone


Para 2023, a grande escolhida da Pantone foi a Viva Magenta.



“Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior.”


Leatrice Eiseman

Diretora Executiva, Pantone Color Institute


O conceito de escolher algo que venha do natural, da nossa conexão com a natureza, também reflete em uma cor escolhida a partir do vermelho, mais especificamente do vermelho da cochonilha, conhecido por ser muito brilhante e tido como um dos mais especiais do mundo.



A cochonilha é um inseto nativo do México. Dos exemplares fêmeos em estado seco é retirado o ácido carmínico, utilizado como corante pela indústria cosmética e alimentícia na composição de biscoitos, geléias, sobremesas, sendo também utilizado em medicamentos e roupas.


O processo de escolha envolve uma série de estudos, reuniões e análises profundas sobre tudo o que está sendo apresentado no mundo da moda, tecnologia, design, arquitetura, e até mesmo culturas isoladas ao redor do mundo. A Pantone conta com especialistas de diferentes nacionalidades, ajudando a homogeneizar o resultado da escolha. É importante que nenhum dos participantes vá influenciado por alguma ideia pré-definida ou parcialidade. Tudo deve girar em torno do que o mundo aponta, e apenas isso.


De Acordo com Laurie Pressman, até mesmo o nome da cor deve refletir o significado dela:


“O nome da cor também precisa ajudar no contexto do story. Nomes conjuram imediatamente uma imagem e um sentimento. Queremos ter certeza de que o nome da Cor do Ano Pantone reverbere facilmente e intuitivamente, trazendo de fato a mensagem que estamos apresentando.” 


Portanto, a escolha da cor é um apanhado de tendências, sentimentos e previsões do que será apresentado no mundo da criatividade no próximo ano. Quando não há uma cor no catálogo da Pantone que carregue o que o próximo ano aponta como tendência, eles criam uma nova, como foi o caso da Very Pery, cor escolhida e criada para o ano de 2022.


A escolha da Coloro + WGSN

Digital Lavander foi a escolha da vez do Instituto Coloro + WGSN



“O roxo retorna como uma cor-chave para 2023, representando bem-estar e escapismo. Rituais revigorantes vão se tornar prioritários para os consumidores que desejam proteger e fortalecer sua saúde mental. O Digital Lavender vai se conectar com esse foco no bem-estar, oferecendo uma sensação de estabilidade e equilíbrio. Pesquisas indicam que cores com menores comprimentos de onda, como o Digital Lavender, evocam calma e serenidade. Já inserida na cultura digital, essa cor deverá permitir a convergência entre os mundos físico e virtual.” Diz o site da empresa na apresentação da nova cor.


Para a escolha da cor, a Coloro + WGSN realiza uma pesquisa nas Américas, África, Ásia e Europa, estudando criações e tendências crescentes em diferentes culturas. A partir de uma criação de banco de dados com as informações obtidas, passam por uma semana de profunda imersão para decidir quais as cores ditarão o comportamento criativo no próximo ano.


Além da Digital Lavender, foram escolhidas mais cinco cores:



Cada uma das cores foram escolhidas para que as pessoas tenham em mente a reconquista de qualidades que possam ter sido perdidas de vista durante a pandemia, bem como relação da natureza com a tecnologia, das nossas raízes com a corrida espacial que segue crescente.


A importância dessas escolhas


As cores são uma linguagem universal, e uma maneira de fazer com que culturas e criações conversem entre si.


Definir uma tendência e prever o que nos aguarda por meio de cores, é uma maneira de nos unirmos em um pensamento coletivo sobre qual futuro escolheremos seguir como indivíduos e como comunidade.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO