Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Casa eficiente e qualidade de vida

07.08.2020

Sua qualidade de vida e de sua família está diretamente ligada a uma casa eficiente. O arquiteto Alysson Albuquerque, parceiro da Casttini dá a dica: na hora de mobiliar tenha em mente as atividades que serão executadas em cada ambiente e avalie com cuidado os espaços.

 

Foto: Casttini

 

Características da arquitetura, como o tamanho e luminosidade do ambiente influenciam na funcionalidade do local e não devem ser negligenciadas. Quando levadas em consideração contribuem para um projeto com melhor aproveitamento do espaço, valorizando os móveis, a decoração, e resultando em uma casa muito mais eficiente. Consequentemente, mais qualidade de vida para você e sua família.


Foto: Casttini


Confira abaixo algumas medidas e dicas que deixarão a sua casa mais eficiente.


Considere os fluxos de circulação. Ninguém quer que sua casa se torne uma pista de obstáculos, não é mesmo? Por isso é muito importante respeitar o espaço mínimo 
de 60 cm que um a pessoa precisa para se movimentar.


Foto: Casttini

 

No quarto por exemplo, é importante que o morador possa chegar até sua cama, mas também que consiga se sentar nela para colocar um calçado, ou abrir as portas e gavetas dos armários, sem obstáculos.


Foto: Casttini

 

Observe o tamanho e ângulo de abertura das portas. Esse cuidado é fundamental para você não precisar se esgueirar para entrar em um ambiente de sua casa, nem, danificar um móvel ou eletrodoméstico com o bater da porta.

Uma ótima sugestão para ambientes pequenos são as portas de correr nas aberturas e móveis. Você terá melhor aproveitamento do espaço, além de um toque elegante e moderno no cômodo.


Foto: Casttini

 


Foto: Casttini


Com o aumento de projetos que integram cozinha, sala de jantar e de estar em um só ambiente, especialmente em apartamentos pequenos, mantê-los funcionais, com boa circulação e agradáveis esteticamente, pode ser um desafio. Uma dica excelente, e que já citamos aqui no blog, é usar bancadas que auxiliem na divisão dos espaços. Ou, então, posicionar a mesa de jantar com a menor lateral encostada na parede ou acoplada em outro móvel.


Foto: Casttini

 


Foto: Casttini


Na cozinha pense em um espaço livre de barreiras e que permita a movimentação de pelo menos duas pessoas. Pois nesse espaço muitas tarefas serão feitas em conjunto, sejam tarefas rotineiras ou de lazer, como um jantar especial feito em família. Uma largura de 1 metro já é o bastante.


Foto: Casttini

 


Foto: Casttini

 

Se houver algum morador ou frequentador da casa que seja cadeirante ou tenha outras restrições de movimento, é muito importante que os espaços de circulação sejam adaptados. Afinal, todos devem ser sentir completamente confortáveis na sua casa.


Foto: Pexels


Gostou das nossas dicas?
Entre com contato com a Casttini. Vamos planejar juntos ambientes perfeitos para seu bem viver.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO