Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Clássico: você conhece esse estilo atemporal?

31.03.2017

Marcada por linhas elegantes e ricas, a decoração clássica é atemporal e nunca saiu de moda! Com origens na arquitetura grega e romana, nesse estilo de décor imperam a opulência e o requinte dos traços e formas, além da forte presença de elementos luxuosos e ousados. Durante séculos o estilo foi reinventado e usado de inspiração, atingindo sua expressão máxima nos períodos históricos como Barroco e Rococó.
Hoje em dia, a decoração clássica vem acompanhada de elementos mais contemporâneos, mantendo a elegância e a máxima sofisticação dos seus aspectos mais tradicionais, porém com toques de modernidade, evitando assim que o ambiente fique sobrecarregado e demasiadamente pesado.
Normalmente, a décor é imponente e possui uma aura de realeza devido a suas molduras de gesso, rodapés, arabescos e entalhes. Por isso, ela requer ambientes mais amplos onde seja possível colocar sem medo móveis e elementos decorativos vistosos e ornamentais, mas adaptá-la para lugares menores é uma possibilidade também, só é necessário ficar atento para que a essência do estilo não se perca.
Com muitos relevos, curvas, formas, cores e imagens, é preciso também ter uma certa cautela, não exagerar é essencial para garantir uma decoração harmoniosa. Além disso, mesclar os elementos contemporâneos com maestria também garante uma décor visualmente bela e prática, afinal, apenas elementos clássicos não possuem muitas funcionalidades para os dias de hoje.

Mas, quais as características do estilo Clássico?

A arquitetura, mobiliários, objetos e peças decorativas, as linhas cheias de detalhes imperam. Os detalhes podem estar presentes em mesas e armários ou até mesmo em paredes, rodapés e no teto, o importante é observar que as ornamentações costumam ser mais exageradas, chamando bastante atenção. Outro ponto muito importante na decoração clássica, são os materiais. Muito mármore e madeira, principalmente as de tonalidade escura, como o mogno ou a cerejeira.
Nos quartos, as bucólicas camas de dossel e mosquiteiros são marcas importantes do estilo. As colunas com detalhes entalhados, tornam a decoração ainda mais sofisticada, lembrando uma época passada e trazendo um ar de sofisticação máxima.
Já nas cores, o predominante são os tons fechados, porém, estes podem e devem ser mesclados com elementos dourados, prateados ferrugem e rosa claro. Para um ambiente mais clean, o branco também funciona muito bem, desde que harmonizado com elementos mais escores e dourados.
Em termos de peças decorativas, destacam-se cristais, porcelanas, pratarias, candelabros, bustos, livros, espelho com molduras ornamentais, tapeçarias e arranjos florais. Esse estilo também permite que essas peças sejam usadas em duplicata, atingindo uma simetria completamente harmoniosa.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO