Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Como Ter Um Quarto Dos Sonhos Para os Pequenos - Opiniões de Especialistas

12.10.2023

A construção de um ambiente que agrade aos pequenos é uma combinação entre estética, funcionalidade e segurança. O quarto infantil deve ser um refúgio para a criança, um lugar onde ela se sinta acolhida e inspirada. Mas, como equilibrar tudo isso de forma harmoniosa? Aqui estão algumas dicas fundamentadas de acordo com a expertise de grandes nomes da arquitetura e design de interiores.



Cadastre-se para receber todas
as novidades sobre decoração
e lançamentos Casttini



1. Entendendo o Universo Infantil

Antes de mais nada, converse com a criança. Conhecer suas preferências, hobbies e sonhos é essencial. Como dizia o icônico arquiteto Frank Lloyd Wright: “Um edifício deve honrar e elevar o espírito humano.” Esse pensamento deve ser aplicado aqui, principalmente.


2. Funcionalidade e Flexibilidade

O design do quarto precisa ser adaptável. Crianças crescem rapidamente e suas necessidades mudam. Móveis multifuncionais, como camas com gavetas ou mesas que podem ser ajustadas em altura, são opções inteligentes.


Projeto: Tutti Home 

Foto: Yuri Panichi


3. O Poder da Cor

A psicologia das cores é uma ferramenta poderosa na criação de ambientes. Alvar Aalto, o renomado arquiteto finlandês, sempre acentuou a importância da interação das cores com o espaço. Tons pastéis, por exemplo, tendem a ser calmantes, enquanto cores mais vibrantes podem estimular a criatividade.


Projeto: Tutti Home 

Foto: Yuri Panichi


4. Incorporação de Arte e Elementos Lúdicos

Integrar a arte ao ambiente não é apenas esteticamente agradável, mas também benéfico para o desenvolvimento cognitivo da criança. Inspirado na filosofia de design de Charles Eames, pense em objetos que proporcionem experiências e estimulem a curiosidade.


Projeto: @fvarquitetos

Execução: Casttini Caruaru

Foto: Walter Dias


5. Segurança em Primeiro Lugar

Garanta que todos os móveis e objetos estejam conforme os padrões de segurança. Evite móveis afiados e certifique-se de que as prateleiras estão bem fixadas. Lembre-se do conselho da designer Florence Knoll: “O bom design não é sobre tendências, mas sim sobre a integridade e a clareza.”


Arquiteta: Iara Souza

Execução: Casttini Fortaleza

Foto: Leo Soares


6. Espaço para Aprender e Brincar

Incorpore no design um espaço específico para atividades educativas. Uma escrivaninha, por exemplo, pode ser o cenário para lições de casa e também para atividades artísticas.


Arquiteta: Iara Souza

Execução: Casttini Fortaleza

Foto: Leo Soares


7. Luz Natural e Iluminação Apropriada

Louis Kahn, uma figura emblemática da arquitetura moderna, disse uma vez: "O sol nunca soube quão grandioso era até que atingisse o lado de um edifício." A luz natural é essencial, mas também é fundamental ter uma boa iluminação artificial para as noites e dias mais nublados.


8. Sustentabilidade e Consciência Ecológica

Incorporar materiais sustentáveis e práticas de design ecológico não só é bom para o planeta, como também ensina valores importantes para os pequenos.


O quarto dos sonhos para os pequenos é aquele que combina estética, praticidade e segurança, sempre tendo a criança como foco. Ao seguir essas diretrizes e inspirar-se nos grandes nomes da arquitetura e design de interiores, é possível criar um espaço que será lembrado com carinho por toda a vida.


Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO