Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Cor da semana: preto

27.09.2017
O preto pode ser uma cor ousada para se usar em móveis e decoração. Afinal, é preciso um bom senso estético para conseguir equilibrá-lo no ambiente, sem deixar um ar carregado demais. Por isso, vale a pena conferir as dicas que separamos para você ousar sem medo e decorar com criatividade, sem pesar na cor. 

O que a cor transmite:
A cor preta simboliza elegância e sofisticação, trazendo um ar mais sério e até mesmo dramático ao ambiente. É uma cor que chama atenção por si só, por isso, pode ser utilizada num detalhe em algum ponto do ambiente para o qual se queira direcionar o olhar.
Dica: nesse caso, você pode fazer uso de um móvel pequeno com acabamento em alto brilho, como o metacrilato preto.

Onde utilizar:
Em locais de maior socialização – como sala de estar, sala de jantar, sala de jogos, bar ou adega – o preto pode ser usado com maior intensidade, já que possibilita criar uma atmosfera mais intimista.
Já na área íntima da casa, a cor pode ser aplicada atrás de uma porta ou somente em parte de uma parede, servindo como um espaço para escritas e ilustrações com giz. Em quartos de crianças e estudantes, esse pode ser um recurso lúdico e educativo, imitando uma lousa colegial.


Criando estilo e contraste:
Um dos estilos de decoração que usa muito o preto é o estilo industrial, que abusa de estruturas metálicas, do concreto e das tubulações aparentes.  
Se você busca quebrar a aparência muito sóbria da cor, o contraste com tons mais vivos como o amarelo, cumpre bem a tarefa. Papéis de parede com texturas também suavizam a seriedade excessiva.


Comece aos poucos:
Se você tem vontade de ver como fica o ambiente com cores pretas, mas tem medo que a mudança cause estranhamento, inicie por objetos de decoração, moldura de quadros, cadeiras ou mesas de centro. Veja como você começa a se sentir no ambiente. 
Outra ideia é inserir a cor para formar contornos, especialmente em locais que não possuem uma arquitetura tão trabalhada. Portas e janelas ganham vida nova com um contorno preto, e ainda valorizam a vista exterior.


Padrões Casttini indicados para usar a cor preta:
- Laca Preto
- BP Fresno Negro
- Metacrilato Preto

Padrões Casttini indicados para criar contraste:
- BP Branco
- BP Supremo
- Metacrilato Branco
- Metacrilato Amarelo
- Laca Branco
- Laca Amarelo

Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar!

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO