Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Especial paleta de cores: Verão

23.01.2023

O Método Sazonal Expandido é uma maneira confiável e amplamente utilizada para descobrir quais são os tons e cores que mais favorecem a nossa aparência. Ele considera subtons, cores do cabelo, olhos, profundidade e contraste dos tons, e pode ser usado para a escolha de acessórios, passando pelo guarda-roupa até coloração do cabelo, por exemplo. 


Como esse método funciona e qual é o seu conceito básico, nós já explicamos detalhadamente neste artigo aqui. Mas fazendo um breve resumo, o Método Sazonal Expandido divide em cartelas correspondentes a estações do ano, cores que podem ser utilizadas em diferentes biotipos. Cada estação do ano é subdivida em 3 tonalidades de cores que valorizam os diferentes contrastes de cada indivíduo. 


Mas além do departamento da moda e autocuidado, é uma maneira divertida e inovadora de escolher como decorar o seu ambiente, tornando-se um modo fácil de fazer com que ele combine perfeitamente com você. Isso pode tanto dar personalidade quanto ser um cenário perfeito para suas fotos. 


Nesse artigo, abordaremos a paleta referente ao verão. 


Clique aqui para ver o artigo sobre a paleta de inverno.

Clique aqui para ver o artigo sobre a paleta da primavera.


Paletas do verão


Por mais contraditório que seja no imaginário comum, a paleta do verão não é amarelada ou dourada, nem muito menos com cores fortes. Ao dividir as cores em cada paleta, foi considerado a aparência da natureza em cada estação. O verão europeu é constituído normalmente por um céu azul e iluminação muito clara, transformando as paisagens em cores frias e suaves. 


Portanto, as paletas do verão (verão claro, verão puro e verão suave) são bem delicadas e até mesmo opacas. 


Verão Frio


Essa é uma paleta de baixo a médio contraste, e as cores dela são as mais puras possíveis, ou seja, sem adição alguma de outro tom que não seja o frio, chamada também de Verão Puro.



É formada por tons claros um tanto desbotados, sendo encontrado nela tons frescos e também muitos tons pastéis. 


Excelente escolha para um ambiente projetado com o intuito de não oferecer grandes contrastes, trazendo puro relaxamento e delicadeza, sem nenhuma inclinação a forte energia. 


Usar em: quartos de bebê e salas de massagem.



A coleção Amazônia da Casttini possui o tom de verde perfeito para quem quer seguir essa paleta.


Verão Claro



Aqui, encontramos cores claras, neutras e suaves. Ela é ligeiramente menos fria do que a Verão Puro, mas ainda possui essa qualidade. Também é mais opaca do que a anterior, levando adição de branco em seus tons. Quem tem essa paleta geralmente fica com a aparência “pesada” ao utilizar tons escuros. 


Verão Claro é uma paleta perfeita para quem busca os famosos tons clarinhos e preservar a energia do ambiente. Por mais que seja um pouco opaca, sua neutralidade adiciona certo nível de força ao resultado. 


Usar em: salas e quartos de jovens adultos. 



O Ipê Rosa da coleção Amazônia mais o Pólis da Urbanidade formam um ambiente com personalidade sem precisar usar tons escuros. 


Verão Suave



A paleta mais delicada e feminina nesta estação. Apesar disso, é a mais escura das três paletas, tendo a suavidade como sua principal característica. Ou seja, não combina muito bem com tons brilhantes e chamativos.


Sim, suavidade é diferente de profundidade. Uma cor pode ser suave mesmo sendo mais escura. Um demonstrativo disso é que nela não há as cores branca e preta. Isso porque ambas são muito intensas, sendo substituídas pelas cores gelo e chumbo.


Usar em: escritórios de advocacia e arquitetura.



Aqui, cores escuras são, simultaneamente, suaves. Essa escolha de paleta adiciona facilmente sofisticação ao ambiente. Projeto Hamam por Nomah Brooklin Studios para Casttini. Foto: Birdie.


Agora, é só escolher a paleta de verão perfeita para o seu projeto. 


Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO