Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Especial paletas de cores: Primavera

19.10.2022

A estação das flores chegou! E com ela, tudo ganha mais cor – dos ambientes a vestuários e acessórios. Mas e se você pudesse montar todo um ambiente usando as principais cores dessa estação como inspiração? Cores essas, que nunca deixariam de ser tendência, inclusive.



Paletas de cores do Método Sazonal Expandido



Este artigo é a segunda parte de um especial. Na primeira parte, explicamos o que é o Método Sazonal Expandido e abordamos sobre as paletas do Inverno. Você pode conferi-lo na íntegra clicando aqui.


Mas, caso queira focar na primavera, podemos fazer um pequeno resumo dessa introdução.



Como deve saber, as cores são assunto principal em todas as estações, seja para a indústria da moda ou em outros setores, como decoração de interiores e arquitetura. Para auxiliar na escolha das cores, que harmonizam melhor com cada pessoa, foi criado o Método Sazonal Expandido, comumente usado para que o personal stylist consiga definir qual cor é a melhor para uma determinada pessoa usar.



O método é um conjunto de 12 estações do ano que trazem cores com temperaturas diferentes. Cada uma dessas paletas é utilizada como base para a escolha de roupas, acessórios, cores de cabelo, maquiagem, etc. A partir disso, quando uma pessoa descobre qual daquelas paletas mais a valorizam, é pressuposto que ela opte por aquelas cores.



Ao todos, as paletas do método são: Inverno Brilhante, Inverno Frio, Inverno Profundo; Primavera Clara, Primavera Quente, Primavera Brilhante; Verão Suave, Verão Frio, Verão Claro; Outono Profundo, Outono Quente e Outono Suave.



Como isso pode me ajudar na decoração do meu ambiente?



As cores da cartela conversam muito bem entre si, o que dá a possibilidade de determinar com maior sucesso uma paleta baseada nelas. Além de você poder escolher a própria cartela com as cores base para seu ambiente. 



Aprenda a criar ambientes impactantes usando o círculo cromático.



A paleta da Primavera



Essa é uma paleta de cores claras e calmas, de baixo a médio contraste. A atmosfera gerada por elas se assemelha a uma manhã de primavera, por volta das 06:00. Ou seja, algo alegre, mas bem sutil.



Primavera Clara



Uma das cartelas mais equilibradas e calmas. Todas as cores são suavíssimas, e, mesmo sendo muito colorida, o mix entre as cores transmitem felicidade, equilibrando-se entre si.


Perfeita para espaços relaxantes, como quartos, e ambientes da área de bem-estar, como consultórios de fisioterapia. 




Um lindo mix suave



Por mais que a primavera seja associada a cores chamativas, devido às flores, a sua atmosfera é geralmente de calidez, com um sol mais pálido, mas alegre. As paletas são baseadas no ambiente e na forma que a atmosfera fica na estação, e não necessariamente e como costumamos usar as cores no período. 




Primavera Quente




Tons puros, cheios de vida e extremamente vivos. Essa cartela é como observar um jardim florido ao meio-dia. As cores são tão alegres quanto chamativas, e seus tons são muito diretos. São excelentes para espaços onde a criatividade precisa aflorar.







Primavera Brilhante




Aqui, temos cores que são constantemente iluminadas pelo brilho dourado do sol. Na Primavera Brilhante encontramos tons que possuem mais contrastes do que as outras cartelas da paleta. 







Cores suaves mas muito brilhantes, seguidos por intensidade




É uma cartela que pode ser usada quando se está procurando por cores enérgicas, mas não abre mão de tons mais escuros. 




Inspiração de ambientes Primavera Clara







Coleção Amazônia por Casttini




Primavera Quente







Casttini Bento Gonçalves - RS




Primavera Brilhante







Projeto: Linea Autoral Arquitetura


Foto: Deivid Correia


Execução: Casttini Balneário Camboriú @casttinibalneariocamboriu




Se estiver em dúvida sobre qual cartela usar, lembre-se de considerar qual ideia quer passar no seu ambiente. (Aqui) nos artigos do nosso blog você pode encontrar diversas dicas de como construir o mood ideal. Esperamos ajudá-lo em seu projeto!




Caso esteja procurando fazer uma transformação completa no seu ambiente, entre em nosso site e conheça-nos. Nossos móveis planejados são perfeitos para quem quer não apenas um local onde morar ou trabalhar, mas acima de tudo, viver bem.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO