Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Iluminação e móveis planejados: 3 combinações para transformar seus ambientes

15.05.2023

A iluminação é um dos aspectos mais importantes na decoração de interiores. Ela pode transformar completamente uma decoração, criando diferentes sensações e atmosferas. Por isso, é fundamental saber escolher o tipo de iluminação mais adequado para cada tipo de ambiente.


Conheça cada tipo de iluminação e como combiná-las com padrões em móveis planejados:


Iluminação geral

A iluminação geral é aquela que ilumina todo o ambiente de forma uniforme. Ela é fundamental para garantir uma boa visibilidade e conforto visual. Para esse tipo de iluminação, recomenda-se o uso de lâmpadas de LED com luz branca, que proporcionam uma luz mais natural e agradável.

Padrões ideais: combine com superfícies mais claras e uniformes, como o branco, bege ou cinza-claro. Essas cores refletem melhor a luz e ajudam a iluminar o ambiente de forma mais eficiente.

Cadastre-se para receber todas
as novidades sobre decoração
e lançamentos Casttini

Projeto por: Beatriz Ribeiro. 

Foto: Gustavo Bresciani

Execução: Casttini Recreio


Iluminação de destaque

A iluminação de destaque é utilizada para destacar objetos ou áreas específicas do ambiente, como obras de arte, plantas ou objetos decorativos. Para esse tipo de iluminação, recomenda-se o uso de lâmpadas com foco direcionável, como as lâmpadas halógenas.

Padrões ideais: recomenda-se o uso de superfícies mais escuras e texturizadas, como madeira ou pedra natural. Essas superfícies criam um contraste interessante com a luz de destaque, destacando ainda mais o objeto ou área iluminada.


Padrões Pau Ferro Cristallo e Argel por Casttini.


Iluminação de trabalho

A iluminação de trabalho é utilizada em áreas onde são realizadas atividades que exigem uma iluminação mais intensa e direcionada, como escritórios, cozinhas e áreas de estudo. Para esse tipo de iluminação, recomenda-se o uso de lâmpadas fluorescentes ou de LED com luz neutra, resultando em uma luz agradável e nítida.

Padrões ideais: recomenda-se novamente o uso de superfícies mais claras e uniformes, como o branco ou cinza-claro. Por refletirem melhor a luz, criam uma iluminação mais eficiente e clara para as atividades de trabalho.


Projeto: Studio Costa Azevedo

Fotos: Vian Studio/ Flavia Matos


Em resumo, escolher o tipo de iluminação mais adequado para cada ambiente e combinar com padrões de superfícies de móveis planejados é fundamental para criar um ambiente funcional e esteticamente agradável. Lembre-se de avaliar a finalidade de cada tipo de iluminação e escolher o padrão de superfície que melhor se adapta a cada estilo. Com essas dicas, você pode criar um ambiente iluminado e harmonioso em sua casa ou escritório.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO