Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Paletas de cores do Método Sazonal Expandido

11.10.2022

Na indústria da moda é muito comum vermos expressões como “essa cor te favorece” ou “não favorece”. Parece algo superficial visto dessa forma, mas as cores são essenciais para definir um mood. O Método Sazonal Expandido foi desenvolvido justamente por esse motivo. 



Comumente usado para que o personal stylist consiga definir qual cor é a melhor para uma determinada pessoa, o método é um conjunto de 12 estações do ano que trazem cores com temperaturas diferentes. Cada uma dessas paletas é utilizada como base para a escolha de roupas, acessórios, cores de cabelo, maquiagem, etc. A partir disso, quando uma pessoa descobre qual daquelas paletas mais a valorizam, é pressuposto que ela opte por aquelas cores.




Mas se só temos 4 estações, como podem existir 12 nesse método?


Pessoas são complexas, temos uma mistura genética muito miscigenada para que seja simples nos encaixarmos em poucas opções que combinem com nossos mais variados tons. Portanto, com o tempo, o método foi se expandindo até que as 4 estações se subdividissem em mais três cada.


Dessa forma, agora temos: Inverno Brilhante, Inverno Frio, Inverno Profundo; Primavera Clara, Primavera Quente, Primavera Brilhante; Verão Suave, Verão Frio, Verão Claro; Outono Profundo, Outono Quente e Outono Suave.


"Como isso pode me ajudar na decoração do meu ambiente?"


Pessoas que sabem sua própria paleta, gostam de replicá-la também em seus ambientes. Afinal, é uma maneira simples e divertida de deixar o local “a sua cara”. 

“Mas eu não sei a minha paleta de cores.”

Não tem problema, nesse caso você pode escolher a que mais gosta. 


As cores da cartela conversam muito bem entre si, permitindo a possibilidade de determinar com maior sucesso uma paleta baseada nelas. 



Aprenda a criar ambientes impactantes usando o círculo cromático.



A paleta do Inverno



Para começarmos esse especial sobre o Método Sazonal Expandido, iniciaremos com as três cartelas dentro da paleta de Inverno.



Inverno Frio



Pessoas que se encaixam nessa paleta possuem uma afinidade muito grande com tons de alto contraste e cores muito frias. Portanto, se você pretende criar um ambiente que possua essas características, é uma boa escolha.




Uma paleta com tons frios, porém cheios de vida e com muito contraste.



É comum achar que as cores de inverno são fechadas, todas terrosas e escuras. Porém, é importante ressaltar que o método se baseia na forma que o sol e o ambiente se encontram nas estações do ano. A luz que bate na neve e ricocheteia no ambiente torna as cores mais vivas, e não o contrário. Logo, a paleta de inverno tende a ter cores mais presentes do que se imagina.



Inverno Brilhante



Os tons frios do inverno ganham todo o brilho da neve em um dia de sol. Mesmo o tom mais frio reluzirá no seu ambiente. Uma cartela incrível para locais que exigem seriedade, mas também descontração – como um escritório de arquitetura.







Aqui, as cores frias ganham muito brilho (aquele de doer os olhos), mesmo as mais acinzentadas.




Inverno Profundo




Como o nome já diz, aqui temos cores frias e escuras! Ou seja, além da frieza dos tons de inverno – o que podemos chamar de sub tons azulados nas cores – você também tem cores bem profundas, fugindo de qualquer possibilidade do amarelado. 







Nessa cartela, você não vai encontrar tons suaves! Eles são escuros e frios, mesmo na cor mais clara.




É uma cartela de personalidade forte, portanto é uma excelente escolha para ambientes que querem demonstrar energia e personalidade bem definida. Indicamos para empresas que oferecem serviços jurídicos e até mesmo salões de beleza luxuosos. Para moradia, combina com pessoas que gostam de tranquilidade, mas não de tons suaves.





Inspiração de ambientes Inverno Frio










Construtora MSB Sanchez - Instagram: @MSB_sanchez


Empreendimento: Landing Campo Belo



Implantadora: Hamam Global Interior Solutions - Instagram: @hamamglobal





Inverno Brilhante







Empreendimento BKO Citizen



Construtora BKO







Inverno Profundo







Casttini Bento Gonçalves (RS)



Fotos: Cristiano Carniel





Projeto: Linea Autoral Arquitetura


Fotos: Deivid Correia



Execução: Casttini Balneário Camboriú




Se estiver em dúvida sobre qual cartela usar, lembre-se de levar em consideração qual a ideia que quer passar no seu ambiente. Aqui nos artigos do nosso blog você pode encontrar diversas dicas de como construir o mood ideal. Esperamos ajudá-lo em seu projeto!




Caso esteja procurando fazer uma transformação completa no seu ambiente, entre em nosso site e conheça-nos. Nossos móveis planejados são perfeitos para quem quer não apenas um local onde morar ou trabalhar, mas acima de tudo, viver bem.


Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO