Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Por Que Ambientes com Moods Neutros Nunca Saem de Moda?

20.10.2023

Quando entramos em um espaço decorado com tons neutros, algo em nós se acalma. As paletas neutras, compostas por tons suaves e cores descomplicadas, têm uma atemporalidade que desafia as mudanças das tendências de design. Mas o que, exatamente, faz com que esses ambientes tenham um apelo tão duradouro? Vamos mergulhar no mundo do design, da psicologia e da neurociência para entender.

Cadastre-se para receber todas
as novidades sobre decoração
e lançamentos Casttini



1. A Versatilidade dos Tons Neutros

Os tons neutros – pense nos beges, cinzas, brancos e tons terra – oferecem uma tela em branco. Eles formam uma base que permite a introdução de qualquer outro tom, textura ou padrão. Isso proporciona flexibilidade e adaptabilidade ao espaço, tornando-o eternamente moldável conforme as preferências e necessidades do momento.


Arquiteto: @fvarquitetos

Execução: Casttini Caruaru 

Fotógrafo: Walter Dias


2. O Conforto da Familiaridade

Historicamente, muitos dos materiais naturais utilizados na construção e decoração, como madeira, pedra e argila, possuem tonalidades neutras. Estar rodeado por esses tons evoca, em nosso subconsciente, uma sensação de refúgio e proteção.


3. Neurociência e o Poder do Neutro

Do ponto de vista da neurociência, ambientes neutros tendem a ter um efeito calmante sobre o cérebro. Cores brilhantes e saturadas podem estimular a atividade cerebral, enquanto tons neutros são menos prováveis de causar picos de ativação em nossos neurônios.


Além disso, a sobrecarga sensorial, uma condição em que o cérebro recebe mais inputs do que pode processar, pode ser atenuada em ambientes com paletas de cores neutras. Esses espaços nos proporcionam um respiro mental, tornando-se um santuário para o cérebro sobrecarregado.


Arquiteto: @fvarquitetos

Execução: Casttini Caruaru 

Fotógrafo: Walter Dias


4. A Estabilidade Emocional dos Neutros

As cores têm a capacidade de evocar emoções. Enquanto cores vibrantes podem despertar sentimentos intensos e variados, os neutros são consistentemente calmantes e estabilizadores. Esta estabilidade emocional é um contraponto bem-vindo em um mundo que está em constante mudança.


5. Tendências de Bem-estar e Mindfulness

Com a crescente ênfase no bem-estar e mindfulness, ambientes que promovem a serenidade e concentração estão em alta. Tons neutros, com sua capacidade de criar uma sensação de paz e clareza, estão intrinsecamente alinhados a essa busca por espaços que nutrem a mente e a alma.


Arquiteta: Iara Souza

Execução: Casttini Fortaleza

Foto: Leo Soares


Ambientes com paletas neutras são mais do que apenas uma escolha estética; são uma declaração de intenção para criar espaços que ressoam com o nosso bem-estar psicológico e emocional. Com suas raízes na história, na neurociência e nas tendências contemporâneas de design, é fácil entender por que eles continuam a ser uma escolha atemporal para designers e proprietários de casas em todo o mundo.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO