Blog


16.05.2018

Saiba escolher a luminária certa para cada ambiente

A iluminação correta faz a diferença em todos os cômodos da casa. As sensações transmitidas nos ambientes estão diretamente relacionadas com o tom da luz – mais fria ou mais quente, mais baixa ou mais forte. Por isso, é importante levarmos em conta que tipo de sensação queremos transmitir antes de escolher a luminária de cada local. Apenas com a luz, você pode criar um espaço mais aconchegante e convidativo, ou mais sério e propício aos estudos. 
Descubra como escolher a iluminação certa em cada canto do seu lar!

Escolhendo o tipo de luminária:

1. Abajures e luminárias de mesa:
São peças extremamente funcionais, pois podem ser movidas e ajustadas para melhorar seu desempenho. Normalmente estão associadas a ambientes de leitura e estudos, sendo muitas vezes um complemento para a luz principal.
Além da função de iluminar, podem se tornar belas peças decorativas.


2. Pendentes:
São ideais para iluminar bancadas e mesas de jantar, pois cria uma iluminação forte, mas pontual. Também são capazes de trazer um ar muito charmoso à decoração. 


3. Spots e arandelas:
São pontos de luz instalados em partes específicas de um ambiente, normalmente fixados na parede. Podem ser instalados em corredores para auxiliar na iluminação do caminho ou acima do criado-mudo para servir como um abajur. São itens que geralmente não interferem tanto na decoração, deixando um ar mais clean.


Luz quente ou luz fria?

Enquanto a luz quente ou amarelada é mais relaxante e proporciona uma iluminação mais suave, a branca (ou fria) costuma iluminar melhor e ser mais estimulante. Sendo assim, lâmpadas amareladas são indicadas para salas e quartos (no caso dos quartos, não no ambiente de estudos). Já as brancas funcionam melhor em cozinhas, banheiros, home offices e locais de estudo. 


→ Gostou das dicas? Clique aqui e saiba mais sobre iluminação no seu lar. 
Compartilhe