Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Tendências 2023 para a decoração de interiores

08.02.2023

Não tem nada mais a cara de um novo ano, do que renovação! Tudo o que envolve mudanças é bem-vindo e desejado nesse período, e apenas 3 anos após a pandemia, ainda sentimos o impacto do que foi o ano de 2020 — tanto no modo de vida quanto nas tendências que envolvem nosso lifestyle.


Ainda buscamos formas de nos integrarmos confortavelmente onde moramos e trabalhamos, e isso é reflexo de uma cultura que se transformou ao perceber a necessidade do bem-estar acima de tudo. O design frio e “reto” dá lugar a visuais mais arredondados e acolhedores, o que víamos muito na década de 80, porém com uma atualização em que há mais equilíbrio entre as cores e os elementos.

Cadastre-se para receber todas
as novidades sobre decoração
e lançamentos Casttini

O que esperar para 2023?


Como estamos em meio a uma macrotendência (quando existe um conjunto de tendências que são muito mais duradouras do que o normal), veremos uma continuação do que foi estabelecido em 2022, porém com algumas repaginações. 


Começando pela cor do ano escolhida pela Pantone: Viva Magenta. A do ano anterior, Very Perry, era um reflexo do relaxamento, introspecção e avanços tecnológicos que aproximavam mais as pessoas. Agora, a Viva Magenta nos traz uma injeção de vivacidade e energia. Aparentemente, a sociedade está pedindo por movimento, força e calor para sairmos um pouco do período introspectivo pelo qual passamos nos últimos anos. 


Logo, a decoração e a arquitetura trarão o conforto e outras particularidades unidos a uma roupagem repleta de ânimo. 



As principais tendências de 2023


Dourado, brilho e cores quentes



Moodboard com padrões Casttini


Neste verão, as superfícies douradas e incrustadas de jóias foram amplamente vistas em artigos de moda. Aparentemente, o uso de detalhes que chamam a atenção voltaram com tudo, em resposta a uma época em que as criações pareciam tender à discrição. 


Como tudo na arte é interligado, podemos ver também o uso desses elementos nos interiores, como mais luzes quentes, espelhos, e, claro, padrões dourados.


É uma opção ideal para quem gosta de opulência na medida certa, já que é possível equilibrar com outros detalhes mais discretos. 


Conforto, sempre!


A valorização do conforto continua em alta por aqui. Por mais que pareça óbvio que as pessoas procurem se sentir bem na própria casa, o design ainda tinha maior força quando era necessário escolher entre os dois. 



Showroom Nova Casttini Caruaru


O home office continua para vários profissionais, e trabalhar de casa requer muita atenção para que trabalho e descanso não façam parte do mesmo local. Isso pode dificultar a vida e a saúde mental a longo prazo. Portanto, adaptar o ambiente e fazer uma integração bem planejada é, mais do que nunca, necessário. 


Para quem não faz home office, a casa é o local destinado ao acolhimento após um dia cheio, portanto um cenário frio e distante não é o que procuramos. 


Design biofílico


As plantas estão ganhando mais espaço nos interiores, com espécies destinadas a esses locais sendo amplamente procuradas. O ambiente urbano e todo o stress que pode envolvê-lo, além da maior consciência ambiental, podem ser alguns dos motivos para esse “boom verde”.


Ao mesmo tempo em que plantas são inseridas, elementos que lembram a natureza também aparecem como tendência. Móveis imitando superfícies amadeiradas, lustres e sofás de palha, luz natural predominante e muitos outros aspectos naturais estão sendo inseridos nos ambientes.



Coleção Urbanidade por Casttini.


Cores neutras


Seguindo a onda natural, as cores neutras são a escolha majoritária nos projetos deste ano. Pessoas estão procurando cada vez mais formas para relaxar e ter o seu bem-estar como foco. Já que as cores neutras e de tons mais naturais costumam passar essa sensação, estarão entre as mais requisitadas de 2023.



Arquiteta: Caroline Brandalise

Foto: Debora Zandonai


Quer ficar por dentro de todas as novidades no mundo da decoração e da arquitetura? Assine nossa newsletter! Link no fim da página.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO