Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Você já conhece o poder do cinza?

09.11.2022

Você já conhece o poder do cinza?


Em um primeiro momento, é natural que muitas pessoas associem tons acinzentados com sentimentos negativos, como tristeza e melancolia. Mas, na prática, ele consegue ser totalmente o oposto disso quando bem utilizado.


Na arquitetura e decoração escandinava já é largamente utilizado há algum tempo, exatamente pela elegância e as superfícies industriais serem uma forte vertente na arquitetura do velho continente.


Mudanças de hábitos e cotidiano afloraram os tons de cinza


Com a brusca reviravolta que sofremos nos últimos dois anos, nos obrigamos a olhar para dentro — literalmente. Nossos ambientes se tornaram nosso lazer, descanso e trabalho. A atenção que não dávamos a eles, resultante de uma vida que nos empurrava para fora de casa, foi resgatada, e o que passava despercebido começou a ser importante. 


Conheça a Wellness: tendência que valoriza o bem-estar em primeiro lugar.


Ambientes funcionais eram tendência, mas após essa mudança, virou necessidade. E o que é mais funcional e com personalidade do que um requintado cinza?


A cor do ano!



Foto: Pantone


Em 2021, vivemos um momento de cuidadosa transição, saindo de um ano marcado pela pandemia. A necessidade de renovação e mudança no humor geral, foram a base para que a Pantone nomeasse a Illuminating (amarelo) e a Ultimate Gray (cinza) como cores daquele ano. 


Nas palavras de Leatrice Eiseman da Pantone Color Institute:


“A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e encantados; isso é essencial para o espírito humano.”


O cinza adicionou a praticidade e a solidez necessária para que a ideia fosse devidamente transmitida.


Podemos dizer que há três vertentes na qual o acinzentado pode ser inserido:


Como uma excelente base para cores mais vibrantes ou destacáveis


Sua versatilidade é uma fonte inesgotável para arquitetos e decoradores, pois sai do costumeiro “branco” ou “creme”. A entrega é de uma elegância inquestionável.



Padrão Goudi por Casttini

Projeto: Linea Autoral Arquitetura

Foto: Deivid Correia

Execução: Casttini Balneário Camboriú 


A energia cheia de vida adicionada ao azul, que balanceia com a tranquilidade pedida para este ambiente, é fundamental para um visual equilibrado, forte, e muito moderno. 


A estrela principal


Chega de deixá-lo de lado! Os tons de cinza mostram o seu valor quando o escolhemos cuidadosamente para ambientes importantes da casa.



Padrão Goudi por Casttini

Projeto: Linea Autoral Arquitetura

Foto: Deivid Correia

Execução: Casttini Balneário Camboriú 


Cozinhas coloridas sempre foram um charme, mas dificilmente um padrão superará a elegância do Goudi nesta cozinha. A superfície dos armários ganha um toque quase aveludado com a iluminação e o acabamento.


O par perfeito para dar delicadeza a tons escuros


Às vezes, um padrão escuro ganha nosso coração, mas não o queremos dominando toda a energia do ambiente. Para isso, que tal adicionar o seu cinza favorito e ver a magia acontecer?



Padrões Mávro e Goudi por Casttini. 

Projeto: Linea Autoral Arquitetura

Foto: Deivid Correia

Execução: Casttini Balneário Camboriú 


Aqui, Mávro e Goudi se unem em nome de um contraste iluminado. Um claro, mas não branco, e o outro escuro, mas não negro. Uma inspiração para quem gosta de projetos ousados, mas delicados. 


Coleção Urbanidade


A nova coleção da Casttini trouxe propostas com tons delicados e urbanos que integram o ambiente com o cotidiano. É impressionante como padrões inspirados nas grandes cidades conseguem adicionar traços extremamente intimistas — uma tendência que tem tudo para durar muitos anos. 


Conheça todos os padrões da coleção, clicando aqui.

Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO