Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Color Block: quando as cores fazem o seu espaço.

06.05.2022

Que tal aprender um pouco mais sobre a tendência que mudará a forma que você enxerga a utilização das cores?


O Color Block é quando as cores são usadas em forma de blocos para marcar e destacar detalhes de algo, criando assim linhas e limites determinados pelas próprias cores. Geralmente é utilizado em peças de roupa para construir looks bem marcados e dramáticos. 


 

A modelo utiliza cores contrastantes em forma de blocos, 

criando destaque e dramaticidade para cada peça. 

Foto: Pinterest.


O conceito nunca sai de moda e, no decorrer dos anos, está sempre nas passarelas e exposições com grande destaque. Artistas renomados como Picasso e Mondrian o utilizaram como assinatura em suas obras, e marcas de luxo como Gucci e Balenciaga apostam com frequência no formato.


 

Composição No. III, com Vermelho, Azul, Amarelo e Preto, 1929. Pierre Mondrian.


O conceito causa impacto por usar a capacidade neurológica de identificar formas e desenvolver sensações gratificantes, causadas pela combinação de cores no círculo cromático. 


Círculo cromático — entenda como usá-lo


O círculo cromático detalha todas as cores básicas e as divide entre complementares (cores que são contrárias umas às outras) e análogas (cores que são “irmãs” e fazem parte da mesma cor, porém com tons diferentes). Isso nos dá uma paleta que facilita a combinação das tonalidades, não importando se você escolher tons complementares ou análogos. Veja abaixo:



As cores complementares são escolhidas para causar um impacto maior e mais contrastante por serem literalmente contrárias umas às outras. Por mais que a crença popular geralmente dite que cores muito diferentes não funcionam, ao usar o círculo é impossível errar! 


Já as análogas são cores que combinam com as que estão ao seu lado, formando assim blocos da mesma cor, porém com tonalidades diferentes. Geralmente é escolhido por quem gosta da tendência, mas não se sente à vontade com cores tão contrastantes, tornando o visual mais monocromático, como na foto abaixo. 


 

Foto: Pinterest.


Color Block na arquitetura e na decoração de interiores


Agora que você já entendeu o conceito, que tal aplicá-lo na sua casa?

Para começar, é necessário entender que tipo de ambiente está decorando e, principalmente, a sensação que gostaria de passar. 


Em salas e locais de recepção, você possui mais liberdade, afinal é um ambiente cuja decoração geralmente reflete a sua personalidade. 



 

As cores também podem vir acompanhadas de textura, como este painel ripado que traz o tom quente para a parede com verde-escuro. Foto: Cristiano Carniel. Painéis ripados e prateleira Casttini.

Foto: Cristiano Carniel para Casttini.


Caso prefira ambientes mais alegres, a combinação de várias cores complementares é uma excelente opção.



 

Reprodução: Casa Vogue.


Se a escolha e não ir longe demais e optar apenas por um tom alegre, mantendo outro sóbrio, o amarelo com o preto sempre funciona.


Reprodução: mmartan.com.br

Para manter a casa em harmonia, você pode repetir os tons em mais de um cômodo.



 

Reprodução: mmartan.com.br



 

Reprodução: mmartan.com.br


E caso não queira se aventurar com as cores complementares mais fortes, a Coleção Amazônia da Casttini possui opções que trazem tons cotton candy que se complementam harmoniosamente, mantendo o impacto e a delicadeza do ambiente. 



 

Às vezes, tudo o que o seu ambiente precisa é de um conceito simples de aplicar e, ao mesmo tempo, divertido de planejar. 


Para ambientes com conceitos modernos e bem aplicados, visite o site casttini.com.br e descubra a sua nova forma de viver bem com móveis planejados para te fazer feliz. 


Relacionados

25.01.2024

6 Tendências em Design de Ambientes que Beneficiam a Saúde Mental

ver post
19.01.2024

Inspiração: Tendência das Palhas - Uma Nova Perspectiva para Projetos de Design

ver post
20.12.2023

Explorando Inovação e Criatividade na CASACOR Ceará 2023 com Lara Sousa e Paloma Estrela

ver post
15.12.2023

Tendência! Incorporando Tons Terrosos ao Design

ver post
Voltar ao blog
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN E INOVAÇÃO